Para marcar os quinze anos de criação das Florestas Estaduais de Faro, Trombetas e Paru, da Estação Ecológica Grão-Pará e da Reserva Biológica Maicuru, na Calha Norte, hoje (4), o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) lançou…

Lançamentos literários, apresentações de teatro, oficinas voltadas para as culturas pop e japonesa, arrecadação de livros, atividades pedagógicas e lúdicas direcionadas ao público infantil, entre outras ações, estão no cardápio de cultura e arte servido aos visitantes do estande da…

O procurador do Ministério Público do Trabalho Sandoval Alves da Silva tomou posse na chefia da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região para o biênio de 2021-2023 enfatizando o papel decisivo do MPT na garantia dos direitos humanos. O…

Prevaleceu o bom senso e o cuidado com as pessoas. O prefeito Edmilson Rodrigues ouviu o secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, e técnicos responsáveis pela vacinação e enfrentamento à Covid-19, e cancelou os desfiles das escolas de samba, blocos…

Assaltos à mão armada no Parque do Utinga

Ontem duas famílias viveram momentos de terror, vítimas de assalto à mão armada por volta das 13 horas, durante passeio no Parque do Utinga, um dos lugares mais lindos de Belém e importante equipamento turístico parauara. Trata-se do oitavo roubo com uso de arma de fogo e nenhuma providência foi tomada para proteger os visitantes do parque, que recebe muitos esportistas e turistas, inclusive crianças e idosos, aparenta segurança mas os frequentadores ficam à mercê de criminosos. Eram duas mulheres jovens e uma criança e mais o marido de uma delas, que foram rendidos e roubados por jovens no mesmo local das outras ocorrências, no início do parque, perto da futura sede administrativa. Os meliantes apontaram a arma para a criança e ameaçaram atirar. É de se imaginar o trauma do pequenino, que certamente vai precisar fazer terapia com psicólogo durante muitos anos para superar, e o imenso abalo de todos, além do prejuízo financeiro.

Conforme depoimentos de testemunhas, integrantes do Batalhão de Polícia Ambiental encarregados de garantir a integridade física dos frequentadores do espaço alegam que não dispõem de viatura para fazer o policiamento ostensivo no Parque do Utinga, mas depois do roubo inexplicavelmente apareceram três viaturas no local. Outra contradição é que o governador Helder Barbalho já entregou várias vezes este ano centenas de viaturas, todas caminhonetes novas, para que a PMPA tenha condições de trabalhar. Pessoas que costumam ir ao Utinga denunciaram, também, que a viatura dos policiais militares fica parada por horas e quando transita por lá é em velocidade incompatível com os pedestres e ciclistas, até porque não há pista de rolamento e não se pode correr, salvo em situação de emergência. O atuante promotor de justiça militar Armando Brasil Teixeira tomou conhecimento do fato através do Portal Uruá-Tapera e informou que imediatamente solicitará a escala de serviço do dia e rastreamento das viaturas, além de determinar a abertura de IPM – Inquérito Policial Militar, a fim de apurar se houve prevaricação ou omissão da PMPA, considerando o agravante de que a conduta pode custar vidas.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *