O vereador Paulo Enildo Dos Santos Oliveira, de Bagre, município do arquipélago do Marajó, foi denunciado por estupro de uma adolescente. A mãe da vítima, ao tomar conhecimento do crime, registrou a ocorrência na Delegacia da Mulher de Breves, receosa…

Três projetos de jovens cientistas parauaras são finalistas na 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharias - Febrace, em São Paulo, que acontece no período de 20 a 24 deste mês. Dois deles receberam apoio do Governo do Pará, via…

Abandonado há cerca de quatro décadas, o casarão histórico situado na Av. Assis de Vasconcelos, esquina com a rua 28 de Setembro, no bairro do Reduto, em Belém do Pará, foi demolido anteontem à noite por pessoas não identificadas. Por…

O objetivo do leilão de um pacote de rodovias e pontes que interligam o Pará foi a seleção da proposta mais vantajosa, mediante critério de maior valor de outorga fixa. Mas o único licitante, Consórcio Conquista do Pará, representado pela…

Arquivo Público do Pará é denominado Zeno Veloso

Aprovado à unanimidade pela Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 245/2021, de autoria do Poder Executivo, dispondo sobre a denominação do Arquivo Público do Estado do Pará, em homenagem ao jurista e professor paraense Zeno Augusto de Bastos Veloso, já foi sancionado pelo governador Helder Barbalho e com a publicação no Diário Oficial vira lei estadual. Trata-se de justo reconhecimento a um dos mais importantes intelectuais parauaras, de renome internacional, que elevou o nome do Pará nos campos jurídico e cultural.

O acervo do Arquivo Público do Pará é integrado por cerca de quatro milhões de documentos da maior importância para a compreensão da complexidade política, social, cultural e econômica de toda a Amazônia. Tem obras raras que salvaguardam personagens, relatos, linguagens, ritos e relações institucionais e sociais ao longo dos séculos, com registros dos períodos colonial, imperial e republicano. A ocupação da Amazônia pelos portugueses, as múltiplas vivências dos europeus com os grupos indígenas, a introdução e o trabalho de etnias africanas na região, a entrada dos imigrantes, os conflitos e revoltas, enfim, as transformações políticas, econômicas, sociais e culturais ocorridas nos últimos quatro séculos estão lá, do século XVII ao XXI.

Localizado na Tv. Campos Sales, 273, bairro da Campina, em Belém, o Arquivo Público do Pará Zeno Veloso pode ser visitado e suas obras acessadas gratuitamente. Contatos: (91) 4009-4386 ou e-mail pesquisaagendada@gmail.com. Aberto das 8h às 14h, apenas mediante agendamento.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *