Hoje a Assembleia Legislativa do Pará retomou seus trabalhos no segundo período legislativo do terceiro ano da da 19ª Legislatura, de forma totalmente presencial, apesar da reforma do prédio sede do Palácio Cabanagem e do próprio plenário Newton Miranda. Após…

Em visita oficial, a Academia Paraense de Jornalismo e a Comissão de Defesa do Patrimônio Histórico do Instituto Histórico e Geográfico do Pará pediu ao prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o veto à alteração dos nomes da Rua da Municipalidade…

O IV Distrito Naval da Marinha do Brasil, em parceria com o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Praticagem da Barra do Pará, Sociedade Amigos da Marinha Pará, Secretarias de Saúde de Barcarena e do Estado do Pará, Tribunal…

Guy Veloso, filho do saudoso jurista, notário e político Zeno Veloso, plantou em sua memória um pé de baobá na Universidade Federal do Pará, onde o ilustre parauara se destacou como professor de direito civil e direito constitucional, formando gerações…

Aposentadoria abre vaga no TRT8

Foto: ascom TRT8
Atingido pela compulsória, o desembargador do Trabalho Herbert Tadeu Pereira de Matos, vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, se aposentou, aos 26 anos de atuação na magistratura trabalhista. Hoje, na sessão do Pleno, as homenagens foram muitas, não só de seus pares e servidores do TRT8, como também do Ministério Público do Trabalho e da Associação dos Advogados Trabalhistas do Pará – ATEP. Na ocasião, o decano do tribunal e seu conterrâneo de Santarém, desembargador Vicente Malheiros da Fonseca, recordou a trajetória, a simplicidade, humildade e inteligência privilegiada de Tadeu Matos. “Pode ir com a sensação de missão cumprida, sem que tenha nenhuma mácula em sua reputação ilibada e tendo a certeza de que prestou os melhores serviços ​à​ oitava região e ​à​ magistratura nacional”, afirmou a desembargadora Suzy Koury. 

Tadeu Matos tomou posse como juiz do Trabalho Substituto na 8ª Região em 10 de agosto de 1989 e atuou como titular nas Varas do Trabalho de Almeirim, Óbidos, Tucuruí, Paragominas, Capanema e na 10ª VT de Belém. Em 2002, foi promovido por critério de merecimento a desembargador. Foi corregedor​ (2006/2008)​ e vice-presidente​ (2014/2015)​. Antes, trabalhou por 18 anos no Banco da Amazônia, como advogado e auditor jurídico. 

Representando a ATEP, o Advogado Márcio Tuma acentuou a tranquilidade e isenção do magistrado. “Não recordo um dia que o Dr. Herbert não tenha recebido um advogado com boa vontade em seu gabinete, que ele não tenha sido uma pessoa justa, coerente com seus pensamentos, e que não tenha transmitido um ensinamento. É claro que​​ se o judiciário perde uma grande figura​​ precocemente​,​ acredito, tenho certeza que a sociedade civil ganha”, declarou.

O procurador-chefe do MPT, Hideraldo Machado, também santareno, destacou a amizade que os une. Ao final, entregando uma placa pelos serviços prestados na jurisdição, o presidente do TRT8, desembargador Sérgio Rocha​,​ falou da trajetória de ambos, que ingressaram juntos na magistratura, percorreram os interiores e assumiram a administração juntos. “Não participo desta sessão com espírito leve, como é o normal. O espírito é pesado. Mas o peso de perder sua convivência diária é substituído com a satisfação de saber que ​V​ossa ​E​xcelência terá mais tempo para sua família. Seja feliz, vá em paz e tenha a consciência do dever cumprido”, finalizou. 

No relatório de suas atividades, o desembargador Herbert Tadeu destacou o Projeto Conciliar, em que contou com o apoio da corregedora, desembargadora Francisca Formigosa. Também ressaltou que, de acordo com as estatísticas do sistema E-Gestão, alcançou a menor taxa de recorribilidade em recursos de Revista e Agravos de Instrumento, 56% de dezembro de 2014 a outubro de 2015. E falou do desafio de participar da Uniformização de Jurisprudência em meio à vigência da Lei 13.015/2014. Das 33 Súmulas do regional, 1​3​ foram aprovadas em sua gestão na Vice-Presidência, e há mais 9 em estudo.



Vejam as fotos aqui.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *