O vereador Paulo Enildo Dos Santos Oliveira, de Bagre, município do arquipélago do Marajó, foi denunciado por estupro de uma adolescente. A mãe da vítima, ao tomar conhecimento do crime, registrou a ocorrência na Delegacia da Mulher de Breves, receosa…

Três projetos de jovens cientistas parauaras são finalistas na 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharias - Febrace, em São Paulo, que acontece no período de 20 a 24 deste mês. Dois deles receberam apoio do Governo do Pará, via…

Abandonado há cerca de quatro décadas, o casarão histórico situado na Av. Assis de Vasconcelos, esquina com a rua 28 de Setembro, no bairro do Reduto, em Belém do Pará, foi demolido anteontem à noite por pessoas não identificadas. Por…

O objetivo do leilão de um pacote de rodovias e pontes que interligam o Pará foi a seleção da proposta mais vantajosa, mediante critério de maior valor de outorga fixa. Mas o único licitante, Consórcio Conquista do Pará, representado pela…

Anulada ‘queda para cima” da Coronel da PMPA

Uma decisão do comandante-geral da Polícia Militar do Pará, Coronel Dilson Jr., pôs a tropa e a população em situação de revolta e indignação. É que, anteontem, ele nomeou a Coronel QOPM/PA Andréa Keyla Leal Rocha comandante do Comando de Policiamento Especializado da PMPA, em ostensiva proteção à militar, recentemente afastada em meio a ruidoso escândalo do Comando de Policiamento Ambiental, por ordem do juiz Lucas do Carmo, titular da Vara Única da Justiça Militar do Estado do Pará, que também a proibiu de frequentar a unidade pelo prazo mínimo de cento e vinte dias. Ela é ré, junto com o Sgt. Gildson Soares, no processo nº 0800124-33.2021.814.0200, que envolve corrupção, peculato, usurpação e abuso de autoridade, desacato a superior, tortura e até ameaças de morte e foi alvo de requerimento de medidas cautelares em Procedimento Investigatório Criminal instaurado pelo promotor de justiça militar Armando Brasil e pela 3ª PJ Criminal de Santarém, que receberam diversas denúncias formuladas por policiais militares da 1ª Companhia de Policiamento Ambiental. Consta que o governador Helder Barbalho, que prometeu ao assumir o Governo do Pará jamais apadrinhar servidores acusados de ilícitos, ficou muito incomodado e determinou a imediata correção do ato, que durou menos de 24h. Ontem mesmo a nomeação foi tornada sem efeito, com publicação no Boletim Geral da PMPA, e a Coronel Keyla foi  mandada para a Subseção de Controle de Cessão e Agregação de Policiais Militares, onde responderá aos processos judicial e administrativo, pela Corregedoria da Corporação.

O juiz da Vara Militar transcreveu em sua sentença gravações da Coronel Keyla ameaçando seus antigos subordinados no BPA de que, caso a denunciassem, “iria acionar o Comandante-Geral”, pois segundo ela, o Coronel Dilson Jr. “faz tudo o que ela quer”.  O juiz Lucas do Carmo enfatizou, em sua decisão, “a violenta, intimidatória e totalmente ilegal conduta do SGT Gildson, respaldado por uma comandante que chega ao ponto de ligar para intimidar a todos com o fito de “proteger” o praça”.

O magistrado salientou: “Urge que se tome alguma providência visando a evitar que policiais militares que praticam ilícitos penais, notadamente dolosos, utilizando-se de suas funções e equipamento fornecido pelo Estado, com acinte direto à moralidade administrativa, permaneçam, ao menos até o desfecho final desta ação, no exercício de suas funções”, pontuando que “a oficial, valendo-se da sua condição de Comandante de Policiamento Ambiental da Policia Militar, por ser íntima do SGT Gildson Soares, passou a acobertar sua conduta danosa no meio da unidade, dando-lhe cobertura e proteção, em prejuízo da manutenção da ordem no serviço, prejudicando a apuração de condutas ilícitas imputadas ao mesmo, perseguindo outros militares que não se submetessem aos seus desmandos, com prejuízo para as investigações e para a manutenção das normas e princípios da hierarquia e disciplina militares, que são a base das instituições militares”.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *