A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

Foram empossados hoje na Assembleia Legislativa do Pará os 41 deputados estaduais eleitos para a 61ª Legislatura (2023-2027). Em seguida houve eleição para a Presidência e a Mesa Diretora, em chapa única, tendo sido reeleito praticamente à unanimidade – por…

O governador Helder Barbalho está soltando a conta-gotas os nomes dos escolhidos para compor o primeiro escalão de seu segundo governo. Nesta quarta-feira será a posse dos deputados estaduais e federais e dos senadores, e a eleição para a Mesa…

Pela primeira vez na história, está em curso  um movimento conjunto da Academia Paraense de Letras, Academia Paraense de Jornalismo, Instituto Histórico e Geográfico do Pará e Academia Paraense de Letras Jurídicas, exposto em ofício ao governador Helder Barbalho, propondo…

AMPEP elegeu nova diretoria

A Associação do Ministério Público do Estado do Pará elegeu nesta sexta-feira, 24, a nova diretoria da Assembleia Geral, Diretoria Administrativa e Conselho Fiscal, para o biênio 2022-2024. Os promotores de justiça Alexandre Tourinho e Fábia Fournier, presidente e vice-presidente, respectivamente, encabeçam a chapa única intitulada “União e Força”, composta também por Cláudio Melo (presidente da Assembleia Geral), Adleer Calderaro (vice-presidente da Assembleia Geral), Sandra Gonçalves (Secretária), Adriana Passos (1º Administrativo e Financeiro), Franklin Jones (2º Administrativo e Financeiro), Paula Caroline Machado (diretora Cultural e de Publicações), Sabrina Kalume (diretora Social e de Relações Públicas), Márcio Farias (diretor de Esportes) e Wanda Luczinsky (Aposentados).

A votação foi em clima tranquilo e cordial, por meio do sistema de votação remota “Votanet”, desenvolvido pelo TRE-PA e cedido à AMPEP através de convênio firmado com a entidade. O processo eleitoral começou com a publicação do edital, dia 23 de maio, no Diário Oficial do Estado do Pará. O promotor de justiça Márcio Maués deixa o cargo após dois mandatos consecutivos.

Promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa, Alexandre Marcus Fonseca Tourinho iniciou a carreira no Ministério Público do Estado do Pará em 2002. Atuou em mais de vinte comarcas, entre elas as de Breves, São Félix do Xingu, Cachoeira do Arari, Tailândia, Redenção, Capitão Poço, Tomé-Açu, Ananindeua e Barcarena. Na Ampep, ele já foi vice-presidente duas vezes, assessor da presidência e diretor de esporte. E exerceu a chefia do gabinete da Procuradoria Geral de Justiça até se desincompatibilizar no prazo legal. Mestre em Direito pela Universidade da Amazônia, integra o Grupo de Trabalho da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) “Governança de Dados e Transformação Digital”.

Fabia de Melo-Fournier, Promotora de Justiça de Direitos Constitucionais Fundamentais e Direitos Humanos, Doutora e Mestre em Direito pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e Mestra em Direito pela UFPA, tem formação em Direito Internacional Humanitário pela Law Clinic de Paris (Laboratório Europeu de Apoio às Cortes Internacionais de Haia). Professora Tutora em Gestão para Resultados em Saúde – INDES-BID, Assessora da CONAMP e Membro da Associação de Pesquisas Penais Europeias (ARPE), é vice-coordenadora da Comissão de Mulheres da CONAMP no biênio 2022-2024.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *