0
 
FOTO: ALESSANDRA SERRÃO
No primeiro dia de 2018 a maré vai alcançar 3,8 metros de altura às 22h24 na ilha do Mosqueiro, conforme o Centro de Hidrografia da Marinha. Na terça-feira, 2, ela atingirá 3,9 metros às 23h11. Até o domingo, 7, estão previstas pelo menos 13 ocorrências com marés acima de 3,5 metros. Em Belém do Pará, a maré chegará a 3,5 metros no dia 1º, às 22h53. Na terça e quinta-feira, 4, a previsão é que ela alcance 3,6m às 23h41 e a 0h26, respectivamente. O coordenador da Defesa Civil Municipal, Yan Miranda, está alertando as pessoas para que evitem tomar banho e circular na orla nesses horários, ainda mais se estiver chovendo.

Agentes da Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), da Guarda Municipal de Belém e da Agência Distrital de Mosqueiro vão atuar de forma integrada em ações educativas e preventivas em vários pontos da ilha, principalmente nas praias de Porto Arthur, Marahu, Murubira, Baía do Sol e Praia Grande, onde a erosão é maior. Caso necessário, o trânsito será desviado. As equipes vão orientar também os comerciantes do Ver-o-Peso, moradores do bairro do Marco e de áreas de canais que sofrem influência direta da maré. 

É bom que a população pare de jogar lixo e entulho nas ruas e canais, e assim ajude a reduzir o risco de entupimento da rede de drenagem. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Ponta do Cururu

Anterior

Mais 6 ações do MPF contra Duciomar

Próximo

Você pode gostar

Comentários