0
O brasão da Assembleia Legislativa do Pará ladeado por estrelas e rosas nas cores dourada, rosa e lilás ornamentam o manto da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, doado pelo deputado Edmilson Rodrigues (PSOL), no 17º Círio realizado pela Casa. A imagem, do acervo da Alepa, recebeu o manto em breve solenidade realizada hoje de manhã pelos servidores no hall da sede do Poder, minutos antes de seguir em procissão até a Catedral Metropolitana de Belém, em meio a foguetório, na Praça Dom Pedro II. O andor com a imagem foi conduzido em trasladação pelas ruas do bairro da Cidade Velha à Igreja da Sé, onde permanecerá até amanhã, quando retorna à Assembleia, às 7:30h. Três horas depois, a imagem peregrina da santa chegará para a realização da sessão solene em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. 

O manto, confeccionado pelo artista Maurício de Souza, apresenta o brasão da Alepa em homenagem aos 190 anos do Legislativo parauara. Foram utilizados cetim italiano de cor pérola, 6 mil paetês nacarados, 6 mil miçangas, 2 mil canutilhos e 8 mil pérolas, formando figuras de estrelas e rosas, com aplicações rebordadas em estilo barroco, alusão ao centro histórico de Belém. As estrelas nas cores rosa e lilás, que compõem a parte da frente, fazem referência ao brilho maior da festa dos paraenses, que é a fé do povo, explica o artista.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

MPF quer brecar a UHE-São Manoel

Anterior

Show “Fado Tropical” no Theatro da Paz

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *