Em reunião conjunta das Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) e de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (18) foi aprovado o projeto de lei nº 363/2021, que autoriza o Governo do Pará a contratar operação…

Não houve o célebre círio fluvial de Oriximiná no rio Trombetas este ano, por causa da pandemia, mas a imagem de Santo Antônio flanou pelas águas, levada pela comunidade de várzea do Rio Cachoeiry, que celebrou o verão depois da…

Aprender mais sobre as boas práticas Lixo Zero e como aplicá-las no dia a dia, repensando hábitos de consumo e inspirando a população a enxergar os seus resíduos com dignidade é o que propõe a programação que acontecerá entre os…

Aprovado à unanimidade pela Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 245/2021, de autoria do Poder Executivo, dispondo sobre a denominação do Arquivo Público do Estado do Pará, em homenagem ao jurista e professor paraense Zeno Augusto de Bastos Veloso,…

Alepa fará itinerância em Itaituba

Foto: Anderson Silva
A Assembleia Legislativa faz itinerância em Itaituba, na semana que vem, nos dias 17, 18 e 19. Além de sessões ordinária e especial e reuniões de Comissões Permanentes e Provisórias no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação – Sintepp, será ministrado curso sobre processo legislativo, pela Escola do Legislativo em parceria com o TCM, na Câmara Municipal, com entrega de certificados aos participantes, e ainda a exposição “Nas Trilhas da Cabanagem”, com mais de 50 reproduções de imagens, entre elas fotografias do português Augusto Findanza, quadros do italiano Guiseppe Righini e outras ilustrações sobre a Cabanagem, contendo infográficos do acervo da Alepa.  

Itaituba é município da região de integração do Tapajós, no Sudoeste do Pará, composta ainda por Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis, Aveiro e Trairão. O projeto “Assembleia Itinerante” foi retomado na administração do presidente Márcio Miranda em 2013, suspenso em 2014 – em razão de ser ano eleitoral – e ganha nesta Legislatura nova dinâmica. “Pretendemos, desta vez, levar o Poder Legislativo a outras oito regiões administrativas do Estado, não contempladas na primeira versão do projeto”, adianta o presidente.
Em 2013, a itinerância da Alepa contemplou Marabá, Santarém, Bragança, Breves e Soure, como sedes regionais, além da visita a mais vinte municípios vizinhos.
Nas sessões especiais há  efetiva participação da sociedade, com direito a manifestação na tribuna.

Itaituba foi escolhida por ser o centro de uma região que atravessa profundo processo de transformação, é a cidade base para a implantação do Complexo Hidrelétrico do Tapajós – envolvendo as UHE São Luiz do Tapajós; UHE Jatobá, UHE Jamanxim, UHE Cachoeira do Caí, e UHE Cachoeira dos Patos -, e de uma rede de terminais portuários para o escoamento da produção de grãos. “Iremos discutir com as cidades e sua população este processo de transformação, não podemos permitir que os grandes projetos se instalem sem as devidas compensações e contrapartidas”, alerta Márcio Miranda. “Queremos o desenvolvimento com a inclusão destas populações e não o inverso. Por isso tem que haver a garantia que as condicionantes sejam cumpridas, entre estas a construção das correspondentes eclusas, porque para os deputados hidrelétrica sem eclusas é crime ambiental”, pontua. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *