Nesta quinta-feira, dia 21, até o sábado, 23, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Pará oferece os cursos de qualificação e atualização do projeto Forma Alepa/Elepa Itinerante em Santarém, atendendo toda a região do Baixo Amazonas, abrangendo também…

Em reunião conjunta das Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) e de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (18) foi aprovado o projeto de lei nº 363/2021, que autoriza o Governo do Pará a contratar operação…

Não houve o célebre círio fluvial de Oriximiná no rio Trombetas este ano, por causa da pandemia, mas a imagem de Santo Antônio flanou pelas águas, levada pela comunidade de várzea do Rio Cachoeiry, que celebrou o verão depois da…

Aprender mais sobre as boas práticas Lixo Zero e como aplicá-las no dia a dia, repensando hábitos de consumo e inspirando a população a enxergar os seus resíduos com dignidade é o que propõe a programação que acontecerá entre os…

Alepa elege titulares de comissões

Em amplo acordo que contemplou todas as bancadas, inclusive de oposição e os partidos com um só representante, os membros titulares e presidentes das comissões permanentes da Assembleia Legislativa foram eleitos à unanimidade, hoje, após a sessão plenária, em meio a reunião-almoço na Sala dos ex-presidentes da Alepa, coordenada pelo líder do Governo, deputado Eliel Faustino(SDD), e pelo presidente Márcio Miranda(DEM)  que imediatamente baixou o Ato da Presidência nº 02/2015, nomeando os titulares. Tudo na santa paz, e a estratégia de reunir em torno da mesa (de comida) se confirma como eficiente para apaziguar os ânimos, embora, é óbvio, o entendimento tenha sido construído após muita conversa e rodadas de negociações, que remontam à eleição da Mesa Diretora.

O deputado Raimundo Santos(PEN) foi reconduzido à presidência da Comissão de Constituição e Justiça (Mílton Campos, do PSDB, é o vice); e o deputado Júnior Hage(PR) presidirá a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária(Sidney Rosa, do PSB, é o vice). O deputado Coronel Neil(PSD) é o novo presidente da Comissão de Segurança Pública, tendo como vice o deputado Soldado Tércio(PROS); e o deputado Carlos Bordalo(PT) foi reeleito presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, e tem como vice o deputado Lélio Costa(PCdoB). Já a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente, Geologia, Mineração e Energia será presidida pelo deputado Eraldo Pimenta(PMDB), e seu vice é Hilton Aguiar (SDD); o deputado Celso Sabino(PSDB) é o novo presidente da Comissão de Turismo e Esporte e seu vice é Dirceu Ten Caten(PT); o deputado Júnior Ferrari(PSD) o presidente da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, cujo vice é José Scaff(PMDB); e a Comissão de Trabalho, Previdência e Assistência Social tem como presidente o deputado Dr. Wanderlan(PMDB) e vice o deputado Tiago Araújo (PPS). A Comissão de Redação Final é agora presidida pelo deputado Eliel Faustino e sua vice é a deputada Cilene Couto(PSDB); a Comissão de Agricultura, Terras, Indústria e Comércio é presidida pelo deputado Eduardo Costa(PTB), cujo vice é o deputado Antonio Tonheiro(PPL) e a de Divisão Administrativa do Estado e Assuntos Municipais tem como presidente o deputado Miro Sanova (PDT) e vice o deputado Hilton Aguiar. O presidente da Comissão de Prevenção às Drogas é o deputado Pastor Divino(PRB), que tem na vice o deputado Olival Marques (PSC). E o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Saúde é o deputado Tião Miranda(PTB), na vice o Dr. Wanderlan(PMDB).

O peemedebista Dr. Wanderlan ficou espantado com o método, e disse que na Câmara Municipal de Belém, de onde é oriundo, é muito diferente e tumultuado o processo. Todos os presidentes de comissões eleitos fizeram um pequeno discurso a respeito de seus propósitos. O deputado tucano Celso Sabino elogiou a condução da CCJ pelo deputado Raimundo Santos, lembrando que o rigor do controle de constitucionalidade em sua gestão evitou vetos do governo às proposições da Casa, nos últimos anos. Os dois deputados militares, Coronel Neil e Soldado Tércio, prometem movimentar a Comissão de Segurança, e o petista Carlos Bordalo salientou a transversalidade dos direitos humanos, adiantando que vai interagir com os demais. O líder governista, deputado Eliel Faustino, reiterou a disposição para o diálogo com todas as bancadas, como tem sido feito pelo presidente Márcio Miranda há anos.

Confiram aí em cima a composição das 13 Comissões, com todos os membros titulares.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *