0

Em amplo acordo que contemplou todas as bancadas, inclusive de oposição e os partidos com um só representante, os membros titulares e presidentes das comissões permanentes da Assembleia Legislativa foram eleitos à unanimidade, hoje, após a sessão plenária, em meio a reunião-almoço na Sala dos ex-presidentes da Alepa, coordenada pelo líder do Governo, deputado Eliel Faustino(SDD), e pelo presidente Márcio Miranda(DEM)  que imediatamente baixou o Ato da Presidência nº 02/2015, nomeando os titulares. Tudo na santa paz, e a estratégia de reunir em torno da mesa (de comida) se confirma como eficiente para apaziguar os ânimos, embora, é óbvio, o entendimento tenha sido construído após muita conversa e rodadas de negociações, que remontam à eleição da Mesa Diretora.

O deputado Raimundo Santos(PEN) foi reconduzido à presidência da Comissão de Constituição e Justiça (Mílton Campos, do PSDB, é o vice); e o deputado Júnior Hage(PR) presidirá a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária(Sidney Rosa, do PSB, é o vice). O deputado Coronel Neil(PSD) é o novo presidente da Comissão de Segurança Pública, tendo como vice o deputado Soldado Tércio(PROS); e o deputado Carlos Bordalo(PT) foi reeleito presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, e tem como vice o deputado Lélio Costa(PCdoB). Já a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente, Geologia, Mineração e Energia será presidida pelo deputado Eraldo Pimenta(PMDB), e seu vice é Hilton Aguiar (SDD); o deputado Celso Sabino(PSDB) é o novo presidente da Comissão de Turismo e Esporte e seu vice é Dirceu Ten Caten(PT); o deputado Júnior Ferrari(PSD) o presidente da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, cujo vice é José Scaff(PMDB); e a Comissão de Trabalho, Previdência e Assistência Social tem como presidente o deputado Dr. Wanderlan(PMDB) e vice o deputado Tiago Araújo (PPS). A Comissão de Redação Final é agora presidida pelo deputado Eliel Faustino e sua vice é a deputada Cilene Couto(PSDB); a Comissão de Agricultura, Terras, Indústria e Comércio é presidida pelo deputado Eduardo Costa(PTB), cujo vice é o deputado Antonio Tonheiro(PPL) e a de Divisão Administrativa do Estado e Assuntos Municipais tem como presidente o deputado Miro Sanova (PDT) e vice o deputado Hilton Aguiar. O presidente da Comissão de Prevenção às Drogas é o deputado Pastor Divino(PRB), que tem na vice o deputado Olival Marques (PSC). E o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Saúde é o deputado Tião Miranda(PTB), na vice o Dr. Wanderlan(PMDB).

O peemedebista Dr. Wanderlan ficou espantado com o método, e disse que na Câmara Municipal de Belém, de onde é oriundo, é muito diferente e tumultuado o processo. Todos os presidentes de comissões eleitos fizeram um pequeno discurso a respeito de seus propósitos. O deputado tucano Celso Sabino elogiou a condução da CCJ pelo deputado Raimundo Santos, lembrando que o rigor do controle de constitucionalidade em sua gestão evitou vetos do governo às proposições da Casa, nos últimos anos. Os dois deputados militares, Coronel Neil e Soldado Tércio, prometem movimentar a Comissão de Segurança, e o petista Carlos Bordalo salientou a transversalidade dos direitos humanos, adiantando que vai interagir com os demais. O líder governista, deputado Eliel Faustino, reiterou a disposição para o diálogo com todas as bancadas, como tem sido feito pelo presidente Márcio Miranda há anos.

Confiram aí em cima a composição das 13 Comissões, com todos os membros titulares.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Abrajet, do IHGP e do IHGTap, editora do portal Uruá-Tapera.

Helenilson Pontes na berlinda na Alepa

Anterior

Alepa vai discutir UHE-Marabá

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *