O presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Chicão, idealizou e criou o curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, que será ministrado pela Escola do Legislativo do Pará, a primeira em todo o país a oferecer a graduação. Trata-se de acontecimento histórico de âmbito nacional. O curso é disponibilizado para a servidores públicos da Alepa e Câmaras Municipais de todo o Estado. Nesta terça-feira, 08, haverá o lançamento oficial, a partir das 9h30, no plenário. A iniciativa integra o Programa Forma Alepa, que capacita vereadores, assessores e gestores legislativos, e que também foi concebido na gestão do deputado Chicão, um entusiasta da educação, que logo no início de seu mandato na Presidência convidou para executar esse projeto extraordinário ninguém menos que a professora doutora Maria Betânia Fidalgo Arroyo – presidente do Conselho Estadual de Educação, reitora da Universidade da Amazônia e integrante da Academia Paraense de Letras – para assumir a direção da Elepa – Escola do Legislativo do Pará.
Em março deste ano, a Escola do Legislativo teve o seu credenciamento institucional reconhecido no Conselho Estadual de Educação do Pará para a oferta do curso superior na modalidade presencial e à distância. A aula inaugural da Escola Superior da Alepa será no próximo dia 9 de novembro, às 18 horas, no auditório do Ministério Público do Pará, com a professora Betânia Fidalgo e a deputada professora Nilse Pinheiro, primeira-secretária da Mesa Diretora da Alepa, educadora e membro do Conselho de Educação do Pará.
A carga horária total do curso de 1600 horas e duração de quatro semestres de segunda a sexta-feira, de 18h às 21h30.
O curso ‘Tecnologia em Gestão Pública’ tem suas ementas voltadas para o Legislativo, porém, mais adiante, o Poder Legislativo abrirá um leque de cursos. Para se habilitar, o candidato precisa ter co0mpletado o ensino médio e cumprir todos os requisitos da Lei nº 9.394/1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. A graduação da Escola do Legislativo terá todas as disciplinas obrigatórias nas diretrizes curriculares nacionais para o curso de gestão pública.
“Quem qualifica o funcionário público melhora a qualidade do serviço público, o que a Alepa faz é inovador. É a primeira Assembleia Legislativa do Brasil a ofertar o curso de graduação, Tecnologia em Gestão Pública, autorizado por um conselho estadual de educação. É inédito e histórico. A atual gestão está de parabéns”, declarou a diretora da Elepa, Betânia Fidalgo.
Comentários