Começou hoje (27) às 8h e segue até às 17h a votação nas prévias do PSDB para escolher seu candidato à Presidência da República. O resultado, se tudo correr bem, deve ser anunciado às 20h. O partido passou a semana…

Em uma aula prática da Faculdade de Medicina da Unifamaz, ontem, o professor Marcus Vinícius Henriques de Brito, visivelmente impaciente com a aluna que deveria demonstrar intubação em um boneco, questionou a falta de lubrificação prévia do paciente, ao que…

Na quarta-feira passada, dia 24, a audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, em Brasília, era para discutir a gravíssima situação na Terra Indígena Yanomami, mas o clima de enfrentamento entre bolsonaristas e lulistas inviabilizou…

O prefeito Edmilson Rodrigues anunciou que Belém tem condições de fazer o Carnaval 2022, após reunião hoje (25) à tarde com representantes das escolas de samba e blocos carnavalescos. Ele acredita que com mais de 80% de pessoas vacinadas contra…

Alepa celebra 70 anos da Faepa

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará realiza nesta quinta-feira (11), às 10h, no auditório João Batista, sessão solene alusiva às sete décadas de existência da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará, por proposição da deputada estadual professora Nilse Pinheiro, aprovada à unanimidade em plenário. O evento será transmitido ao vivo pela TV e Rádio Web, no Portal Alepa, e também pelo canal aberto 8.2 (UFF/Digital) para toda a região metropolitana de Belém, além do canal da Faepa no YouTube.

Fundada em 8 de setembro de 1951 sob a denominação de Federação das Associações Rurais do Estado do Pará, a entidade sindical de segundo grau foi criada com a finalidade de colaborar no estudo e na solução dos problemas relacionados à vida rural, propor medidas necessárias ao desenvolvimento agropecuário, orientar e promover a fundação e organização das associações rurais (hoje, sindicatos rurais) e cooperativas, entre outras atribuições.

A Faepa é uma das 27 entidades sindicais de grau superior que integra a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). É uma instituição com personalidade jurídica própria, de direito privado, sem fins lucrativos. Tem sede em Belém e base territorial no estado do Pará, congregando 132 sindicatos rurais e 10 núcleos regionais. A Federação atua na representação dos interesses dos produtores rurais, no desenvolvimento sustentável do agronegócio e no fortalecimento das relações institucionais, e tem sido protagonista de momentos relevantes na economia, política e história do Pará e do Brasil.

O presidente da Faepa, Carlos Xavier, preparou uma agenda positiva ao longo deste ano, com homenagens e premiações em reconhecimento a iniciativas de valorização e defesa das atividades agropecuárias no Pará. Conforme o dirigente empresarial, a missão da entidade é representar, organizar e fortalecer os produtores e sindicatos rurais, promovendo o desenvolvimento do agronegócio no Pará, ser um sistema de excelência reconhecido pela sociedade, estimulando a competitividade e a inovação do agronegócio.

Desde 7 de outubro de 2004, a Faepa funciona no Palácio da Agricultura, um prédio funcional e com modernas instalações, que também abriga o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Pará (Fundepec) e Amazônia Rural – Central de Agronegócios da Amazônia.

A dimensão continental do Pará, aliada às dificuldades de locomoção e de comunicação, suscitou a necessidade de ser adotada, em 1999, a descentralização administrativa, a fim de alcançar melhor eficiência e eficácia das ações do Sistema. Assim, houve um recorte territorial do estado em dez regiões administrativas – Baixo Amazonas, Bragantina, Transamazônica, Marajó, Nordeste Paraense, Sul do Pará, Carajás, Guajarina, Tapajós e Tocantins, onde foram implantados núcleos regionais da Faepa.

A Federação publica revistas, boletins informativos, artigos técnicos, e divulga matérias do interesse do agronegócio em seu site e redes sociais, além de promover palestras, seminários, cursos e treinamentos. Oferece, ainda, suporte à estruturação dos sindicatos com assessoria nas áreas contábil, trabalhista, previdenciária, fiscal e de negociações coletivas, apoio a leilões, exposições, cursos e instalação de balanças em frigoríficos para pesagem de bovinos. A Faepa mantém um portfólio de programas para todo o público rural, nas mais diversas áreas de atuação do agronegócio, com soluções focadas na melhoria da renda, da sustentabilidade da atividade e da qualidade de vida do produtor rural e de sua família, abrangendo áreas tais como fortalecimento do sistema sindical, assistência técnica e gerencial, ensino técnico, superior e à distância, e, ainda, ações voltadas à promoção social e responsabilidade social e ambiental.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *