Para marcar os quinze anos de criação das Florestas Estaduais de Faro, Trombetas e Paru, da Estação Ecológica Grão-Pará e da Reserva Biológica Maicuru, na Calha Norte, hoje (4), o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) lançou…

Lançamentos literários, apresentações de teatro, oficinas voltadas para as culturas pop e japonesa, arrecadação de livros, atividades pedagógicas e lúdicas direcionadas ao público infantil, entre outras ações, estão no cardápio de cultura e arte servido aos visitantes do estande da…

O procurador do Ministério Público do Trabalho Sandoval Alves da Silva tomou posse na chefia da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região para o biênio de 2021-2023 enfatizando o papel decisivo do MPT na garantia dos direitos humanos. O…

Prevaleceu o bom senso e o cuidado com as pessoas. O prefeito Edmilson Rodrigues ouviu o secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, e técnicos responsáveis pela vacinação e enfrentamento à Covid-19, e cancelou os desfiles das escolas de samba, blocos…

Alepa aprova criação da Escola Superior de Advocacia Pública

O projeto de lei complementar, aprovado por 29 votos e uma abstenção, altera a Lei Complementar Estadual n.º 41/2002, que modifica a organização da Procuradoria Geral do Estado do Pará, definindo novas competências, ajustes estruturais e de redação. A intenção é de que a ESAP funcione como centro de excelência voltado à capacitação e treinamento de servidores públicos nas diversas matérias jurídicas, inclusive na condição de Instituição de Ensino Superior, assim que certificada perante o Conselho Estadual de Educação.

A lei orgânica da PGE já vem sendo alterada desde 2019 no sentido de mudar algumas das atribuições do Centro de Estudos, como por exemplo a competência para promover cursos e eventos acadêmicos, bem como garantir meios de ofertar curso de pós-graduação lato sensu. A ESAP terá como público preferencial os agentes públicos da Administração Direta e Indireta do Estado do Pará, bem como membros da advocacia pública dos municípios e a própria comunidade acadêmica, visando à produção e à divulgação de conhecimento jurídico, por meio do ensino, pesquisa e extensão.

A atividade de docência será eventualmente realizada por procuradores do Estado ou professores da comunidade acadêmica que atendam aos requisitos instituídos. A ESAP poderá, ainda, conceder bolsas de estudo. O presidente da Alepa, deputado Chicão, destacou o investimento que está sendo feito para qualificação dos servidores públicos, dando oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Ele enviará ainda esta semana o projeto em redação final para a sanção do governador Helder Barbalho.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *