Publicado em: 22 de outubro de 2016

O músico russo Serguei Firsanov, que vivia há décadas em Belém do Pará, perdeu hoje a batalha contra o câncer e a falência dos rins. Seu corpo está sendo velado na Fundação Carlos Gomes, onde ensinou durante 25 anos e formou várias gerações, e será sepultado em uma igreja ortodoxa de São Paulo. Trata-se de uma grande perda para o Estado do Pará.
Mestre em Viola, com qualificações de concertista, solista de orquestra, músico de conjunto de câmara e professor de Música, Serguei era docente do Instituto Estadual Carlos Gomes, da Fundação Amazônica de Música, concertino do naipe de violas e violinista (1º violino) da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP). Deixou ampla produção musical na área de composição, arranjos e educação musical (óperas infantojuvenis em DVD, composições e arranjos em CD e DVD, arranjos para orquestra sinfônica, jazz band, grupo de violinos, grupo de violoncelos e outros instrumentos.
A par do seu enorme talento, Serguei Firsanov prestou relevantes serviços ao Pará, notadamente na iniciação de crianças em situação de risco nos estudos de música em geral e de instrumentos de cordas. Ele elaborou um método dinâmico e conciso para a aprendizagem de violino e viola, criou repertório diferenciado, usando temas e ritmos regionais e nacionais, aplicava as artes e os elementos de ciências no processo de ensino e aprendizagem musical e no desenvolvimento geral do aluno.
Deixou viúva e filha ao desamparo, eis que não tinha estabilidade nos empregos. No conservatório Carlos Gomes, lecionou ao longo de 25 anos, mas a título de “serviços prestados”. Quando foi acometido pela grave doença, simplesmente ficou desempregado e só pela ação dos amigos e admiradores conseguiu um leito para o tratamento hospitalar, primeiro na Beneficente Portuguesa e depois no Ofir Loyola, onde faleceu hoje de madrugada.
É questão de justiça que o Estado do Pará, em justo reconhecimento a quem tanto deu de si pelos paraenses, conceda uma pensão especial à viúva e à filha do grande artista que se foi, a fim de lhes garantir a sobrevivência com a dignidade que merecem. Alertado pelo blog, o líder do Governo na Alepa, deputado Eliel Faustino(DEM), se dispôs a levar a proposta ao governador Simão Jatene.
Que Deus receba Serguei em paz e conforte sua família!
Comentários