0
 

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), em colaboração com a Faculdade de História da UFPA, promove o Seminário Nacional Ditadura Civil-Militar no Brasil e a Resistência Armada no Araguaia, de 21 a 23 de maio de 2014, em Marabá, do qual participarão os professores e as primeiras turmas de estudantes dos cursos de História dos campi de Marabá e Xinguara. Além da Mesa de abertura e atividades culturais, as conferências e debates terão foco nas mudanças políticas, sociais, econômicas e culturais ocorridas na região Sul e Sudeste do Pará no período de 1964 a 1985, especialmente sobre a violação de direitos humanos, os conflitos agrários, a resistência armada à ditadura e o impacto dos grandes projetos econômicos, os diferentes processos migratórios e os conflitos entre setores do grande capital (agronegócio, mineração, madeireiros) e diferentes grupos sociais (camponeses, indígenas, extrativistas, quilombolas e segmentos diversos de trabalhadores rurais e urbanos), bem como as experiências desses grupos, desdobradas em diferentes estratégias e táticas de enfrentamentos, disputas, combates, alianças e negociações. Temas interessantíssimos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail historiaunifesspa@gmail.com, até 16 de maio. É preciso informar nome, idade, escolaridade, e-mail, telefone, município e atividade que desenvolve. As inscrições presenciais, na sala 13 do Instituto de Ciências Humanas – Campus I/Unifesspa, Marabá, vão até 20 de maio.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Panelaço na Vila em Juruti

Anterior

Marabá ganha cidadania e obras

Próximo

Você pode gostar

Comentários