Para animar este fim de quinta-feira, resgatamos esta entrevista de João Silva para a Rede Globo na qual ele conta como ele e Luiz Gonzaga compuseram “Pagode Russo”, um dos clássicos do cancioneiro brasileiro que é obrigatório principalmente nas playlists das festas juninas. O mais engraçado é que, através da sua fala, fica uma dúvida: será que eles confundiram escoceses com cossacos? E se o pagode fosse, na verdade, dos highlanders?
João Silva foi um compositor pernambucano com um legado artístico grandioso para a cultura popular brasileira, principalmente a nordestina. Suas parcerias com vários compositores, incluindo Luiz Gonzaga, o Gonzagão, são primorosas, e ao longo de sua carreira escreveu mais de duas mil músicas, muitas delas clássicos do forró, como é o caso de “Pagode Russo”.
Gonzagão foi um dos mais influentes e icônicos músicos brasileiros. O “Rei do Baião” popularizou o forró, o baião, o xote e outros gêneros musicais tradicionais do Nordeste em todo o Brasil e misturou ritmos e estilos tradicionais do sertão com influências urbanas, criando uma sonoridade única. Suas colaborações com diversos compositores criaram clássicos como “Asa Branca”, “Baião”, “Assum Preto” e “Juazeiro”. A importância cultural de Gonzagão é tamanha que no dia de seu nascimento, 13 de dezembro, foi instituído o “Dia Nacional do Forró”.
Assistam ao vídeo e se deliciem com o “causo”.
Comentários