Publicado em: 7 de abril de 2025
No dia 7 de abril é estabelecido o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, uma data fundamental para reforçar a conscientização sobre esse grave problema que afeta milhares de crianças e adolescentes. O bullying é considerado crime pela Lei nº 14.811, sancionada em 12 de janeiro de 2024. Essa legislação estabelece medidas de proteção à criança e ao adolescente contra a violência em ambientes educacionais ou similares, e também prevê que as escolas adotem medidas cautelosas contra as práticas do bullying, promovendo um ambiente escolar seguro e acolhedor, desencorajando atitudes de intimidação sistémica entre os alunos. É válido ressaltar, que quando o bullying não é prevenido ou enfrentado, pode levar a consequências graves, como ansiedade e depressão, isolamento social, queda no rendimento escolar, baixa autoestima e traumas que persistem na vida adulta.
No Colégio Integrado, a prevenção ao bullying é uma prioridade. As práticas de combate ao bullying na instituição ocorrem por meio de ações preventivas e da observação diária dos alunos. Nossas estratégias incluem acolhimento psicológico e escuta ativa, rodas de conversa sobre respeito e empatia, projetos educacionais que promovem a inclusão e a socialização do aluno. As ações são realizadas principalmente por intermédio de entradas em sala, com o objetivo de informar, dialogar com os estudantes e promover um ambiente acolhedor, no qual eles se sintam confortáveis para, caso desejem, em um momento mais oportuno e sigiloso, compartilhar suas demandas.
Além disso, é fundamental um acompanhamento contínuo dentro do espaço escolar. Por essa razão, a Orientação Educacional e o Núcleo de Psicologia IN estão presentes no dia a dia, participando ativamente desses momentos, com o fito de identificar quaisquer comportamentos que destoem da rotina ou que sinalizem a necessidade de uma escuta mais atenta. Desse modo, acreditamos que uma escola segura é construída com diálogo, ações preventivas e um ambiente em que todos se sintam respeitados.
A participação da família é indispensável nesse processo. Algumas medidas importantes incluem monitorar o uso da internet e redes sociais, visto que no cenário atual verificamos que o cyberbullying é a violência mais recorrente entre os jovens, devido ao fácil acesso às redes sociais sem o monitoramento adequado. O cyberbullying é uma ameaça real, sob esse viés conversar abertamente com os filhos sobre suas relações sociais, observar mudanças de comportamento, como isolamento ou medo de ir à escola podem ajudar a identificar esse tipo de bullying. Essas ações são cruciais, uma vez que a juíza da vara da infância e juventude do Rio de Janeiro Vanessa Cavalieri nos alerta sobre “situações reais que envolvem adolescentes e os riscos aos quais estão expostos, especialmente no ambiente virtual. A Dra.
Vanessa trouxe esclarecimentos sobre os principais atos infracionais cometidos por adolescentes – como crimes contra a honra, bullying, cyberbullying e o compartilhamento de conteúdo impróprio — e destacou a importância de escolhas conscientes e do uso responsável das redes sociais.”
No início do ano letivo, a direção pedagógica orienta as famílias sobre controle parental e segurança digital, dentre as medidas indicamos tempo de uso do celular disponível na versão IOS e Android, e o Family link. Ademais, a escola está sempre disponível para oferecer mais informações. Dentro do colégio, incentivamos as famílias a cultivarem um ambiente acolhedor em seus lares, de modo a favorecer o desenvolvimento de um diálogo aberto com os filhos — papel indispensável nesse processo . Em todos os encontros pedagógicos, ressaltamos a importância dos responsáveis monitorarem o tempo de tela dos alunos e, além disso, acompanharem e supervisionarem os conteúdos que estão sendo acessados. Ainda neste mês de abril, como parte da programação do colégio iremos promover a palestra com a temática “Bullying e Cyberbullying: Construindo Juntos um Ambiente Escolar Seguro”, que será ministrada pela palestrante Lana Palheta, assistente social da diretoria estadual de Combate a Crimes Cibernéticos, o objetivo principal do evento é prevenir e munir os discentes com informações importantes sobre o tema abordado.
Comentários