0

A palavra é oriunda do Tupi, e significa estrondo. Isto porque a pororoca consiste no choque das águas do rio com as do mar, formando uma enorme onda, quando acontece naturalmente um barulho estrondoso que alvoroça os ribeirinhos amazônicos, aves e seres aquáticos. Em média, a previsão do fenômeno pode ser feita duas horas antes de acontecer. A pororoca fica mais forte nos meses de março e setembro, porque há o alinhamento da lua, do sol e da terra, o que incide diretamente na gravidade. As fases da lua influenciam no acontecimento, principalmente na lua nova e na lua cheia. A gravidade está relacionada ao processo: o mar fica alto e a água doce desce. A inversão permite que a água do mar avance. A pororoca pode alcançar até quatro metros de altura, com onda que dura uma hora, podendo avançar rio adentro ao longo de cinquenta quilômetros e provocar impactos significativos no solo, como a erosão das margens do rio.

Acabou na semana passada o 24º Surf na Pororoca em Chaves, município do arquipélago do Marajó, no estado do Pará. Alguns dos melhores surfistas do Brasil, como Fábio Gouveia, o campeão mundial de skimboard (derivação moderna do antigo Sonrisal, com pranchas redondas), Lucas Fink, além dos ex-CT ‘s Ian Gouveia e Raoni Monteiro participaram da expedição. Além do Desafio do Surfe, uma extensa programação cultural agitou os marajoaras, surfistas e turistas. A ação incluiu também um debate acerca do manejo e utilização dos resíduos produzidos pelo homem.

O Surf na Pororoca também tem sua parte mística. No ritual Auera-Auara, celebração simbólica da vida e do ecossistema, os atletas assumem o compromisso de preservar as águas e as matas e pedem proteção às forças da natureza. Comandados pelo Pajé Muyu Araripi (surfista Marcelo Bibita), ao por do sol os surfistas pintam o rosto, reúnem ao redor de uma fogueira entoando o mantra Auera-Auara para atingir uma espécie de transe que, segundo o Pajé, os conecta com a energia da pororoca. Auera-Auara!

A realização do evento é da Abraspo e Fepasurf.

Um estranho no ninho implodiu o PT-PA

Anterior

Grupo Manto, Íris da Selva e DJ Sidou

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *