0
 

Em sua primeira participação em uma prova da modalidade, Bia Figueiredo tornou-se a primeira mulher a vencer uma etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Raid ao conquistar o Rally Jalapão 2026 na categoria Carros. Ao lado do navegador Beco Andreotti, a pilota completou os mais de 1.300 quilômetros do percurso com o melhor tempo da categoria, estabelecendo uma marca inédita em uma das competições mais exigentes do calendário nacional.

A vitória foi construída ao longo dos quatro dias da 12ª edição do Rally Jalapão, que percorreu as cidades de Palmas, Lizarda e São Félix do Tocantins. O roteiro reuniu aproximadamente 800 quilômetros de trechos cronometrados, distribuídos por diferentes tipos de terreno, colocando à prova desempenho, resistência e estratégia das equipes.

Bia e Andreotti encerraram a disputa com o tempo de 11h11min07s69, pilotando um protótipo da Sizmic Racing equipado com motor Ford Coyote V8 5.0. O resultado representa mais um feito pioneiro na carreira da pilota, que já havia aberto caminho para mulheres no kart, na Indy Lights, na Stock Car Brasil e atualmente disputa a Copa Truck.

Embora tenha ampla experiência no automobilismo de velocidade, Bia nunca havia disputado um rally completo, tampouco competido em areia utilizando o protótipo desenvolvido para a prova.

“Eu só tinha experimentado off-road em trajetos curtos. Foi meu primeiro rali completo e achei animal, muito difícil. A primeira meta era não sofrer acidentes, já que historicamente os carros capotam nesse tipo de prova com curvas rápidas. Mas conseguimos manter um bom ritmo e melhorar a cada dia, com boa velocidade e sem risco. Se houvesse mais mulheres competindo, nossas chances de vencer também seriam maiores”, destaca a pilota.

A adaptação rápida foi determinante para o resultado. Segundo Bia, a experiência acumulada por Beco Andreotti ao longo de mais de duas décadas nas competições off-road foi decisiva para enfrentar um terreno considerado um dos mais desafiadores do país. Hexacampeão do Rally Jalapão e tetracampeão do Rally dos Sertões, o navegador auxiliou na leitura das especiais e na condução do carro em trechos de alta velocidade.

“Não é fácil andar a 170 km/h na areia com árvores do lado. O Beco me ajudou muito a manter o limite do carro. Agradeço à Ford pela oportunidade e à equipe Sizmic pela confiança. Estrear com vitória é muito legal e espero poder repetir a dose.”

A estreia foi acompanhada de desafios que extrapolaram a pilotagem. Logo no primeiro dia, a dupla enfrentou uma etapa maratona, modalidade em que os competidores não contam com apoio mecânico ao final do percurso. Depois que uma pedra rompeu a coifa do veículo, pilota e navegador precisaram realizar o reparo por conta própria para seguir na competição.

Nem os desafios ficaram restritos às trilhas. Durante a hospedagem, a equipe encontrou um ninho de baratas sob a cama da casa alugada para o período da competição. “Foi preciso fazer uma faxina antes de dormir”, contou a piloto.

Para Beco Andreotti, a vitória é resultado da capacidade de aprendizado demonstrada por Bia ao longo dos quatro dias de prova.

“Foi uma prova muito dura e ela mostrou que é uma piloto extraordinária, com vontade de evoluir e aprender. Foi aumentando o ritmo e levou o carro no limite com segurança”, afirma.

Com a vitória inédita, Bia Figueiredo sublinha seu nome na enorme lista daquelas que provam que, lugar de mulher, é onde ela quiser.

Fotos: Imprensa Ford

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Desfiles, feira de roupas, biojoias, artesanato e culinária no Parque da Cidade

Previous article

O futebol como espelho da misoginia e assimetria de gênero no Brasil

Next article

You may also like

More in Esporte

Comments