0
 

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, visitou Abaetetuba no último domingo, 9 de novembro, a convite da prefeita Francineti Carvalho, para conhecer de perto as ações sustentáveis que vêm sendo desenvolvidas pela gestão municipal. A programação aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e reuniu lideranças amazônicas, representantes de redes globais e autoridades francesas em um diálogo voltado à cooperação e à preservação ambiental.

Durante a visita, Hidalgo percorreu as instalações da Secretaria de Meio Ambiente ao lado de Francineti Carvalho e do secretário Raphael Sereni, conhecendo projetos voltados à educação ambiental, proteção animal, reaproveitamento de resíduos e uso responsável dos recursos naturais.

A prefeita de Abaetetuba destacou a relevância do intercâmbio: “Estamos muito felizes em receber em Abaetetuba a prefeita de Paris e outras gestoras da Amazônia. São mulheres fortes, exemplos de liderança e cuidado”, afirmou. Para ela, o encontro marcou “um importante intercâmbio cultural e ambiental” e abriu novas perspectivas de cooperação internacional para o município.

Impressionada com a atuação local, Anne Hidalgo elogiou o modelo de gestão adotado pela cidade. “Neste centro encontrei cultura, cuidado com as crianças, com os animais e com a natureza, tudo conectado à educação e à sustentabilidade”, afirmou. Segundo ela, “há tecnologia, ciência, conhecimento e, sobretudo, humanidade no trabalho realizado aqui”.

O encontro também reuniu as prefeitas Luziane Solon, de Benevides, e Lucídia Batista, de Juruti, além de representantes do C40 (rede global de grandes cidades pelo clima) e do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCOM), conectando Abaetetuba, Benevides e Juruti à agenda global da sustentabilidade.”

A programação contou ainda com um momento cultural com direito a apresentações de carimbó, degustação da culinária regional e exposição de peças de miriti e biojoias produzidas por artesãos locais. Para Francineti Carvalho, o artesanato é uma das expressões mais autênticas da região. “Eu costumo dizer que o artesanato de Miriti é o mais paraense de todos”, comentou.

Durante visita a uma comunidade, a prefeita também destacou o papel dos povos tradicionais na preservação ambiental. “Aqui estão os verdadeiros defensores da natureza: os quilombolas, os moradores ribeirinhos. Também fez questão de enfatizar que “é uma honra mostrar que aqui na Amazônia a gente faz gestão com cuidado e compromisso com o meio ambiente”. Ela acrescentou: “quando a gente compartilha experiências com o mundo, a gente entende melhor o valor da floresta e a necessidade de cuidar da Amazônia e de quem vive nela.”

Abaetetuba é uma referência em gestão sustentável, com programas de coleta seletiva, proteção animal, recuperação de áreas degradadas e incentivo ao empreendedorismo verde. Em parceria com cooperativas e instituições de ensino, o município promove inclusão social por meio da reciclagem e da economia circular, trilhando no rumo do desenvolvimento sustentável necessário para a Amazônia.

Ao encerrar sua visita, Anne Hidalgo expressou admiração pelo trabalho desenvolvido na cidade. “Abaetetuba pode ser um exemplo para o mundo”, afirmou, ao se despedir da comitiva local.

Fotos: Arthur Costa / Prefeitura de Abaetetuba

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Fiepa apresenta iniciativas inovadoras e sustentáveis

Anterior

Grito Pelo Planeta durante a COP30

Próximo

Você pode gostar

Mais de COP30

Comentários