0
 

Uma unidade móvel do programa Agora Tem Especialistas chegou ontem (24) a Abaetetuba (PA), oferecendo consultas, exames e serviços voltados à prevenção e ao diagnóstico do câncer de mama e de colo do útero. Pacientes dos municípios de Barcarena e de Igarapé-Miri que estejam em fila de espera no SUS também podem aproveitar o atendimento. As carretas são totalmente estruturadas com insumos, medicamentos e equipe multiprofissional que inclui médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas e agentes do cuidado.

“As carretas vêm para beneficiar as mulheres, principalmente aqui de Abaetetuba e das cidades ao redor, para que elas tenham acesso a exames como mamografia, ultrassom transvaginal e consultas ginecológicas. A gente está criando aqui uma justiça social, ou seja, pessoas que estavam na espera por atendimento agora vêm para um outro equipamento para que a gente acabe com essa espera”, pontuou a assessora técnica da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Lena Peres, que esteve presente no lançamento, ao lado da prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho.

A unidade móvel permanecerá pelo menos 30 dias em Aabaetetuba e depois seguirá para outras cidades brasileiras. Todas as pacientes atendidas são previamente agendados, trazidas da fila de espera do SUS.

Rosilene Oliveira, dona de casa, de 53 anos, sentia dores nas duas mamas e precisava fazer a mamografia. “Eu nunca tinha feito esse exame”, ela comenta. A UBS encaminhou a paciente para a carreta, onde fez o exame, recebeu o laudo e foi atendida logo em seguida pelo mastologista da carreta. “Graças a Deus, não deu nada alterado, o médico me explicou que eu precisava fazer reposição hormonal apenas, porque já operei para retirar o útero, ovários, tudo. É um alívio, e o atendimento foi muito bom, desde a recepção até o médico”, elogiou, já com o receituário em mãos para dar início ao tratamento.

O projeto café poético já é um sucesso

Anterior

O jornalismo como instrumento de cidadania

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários