Publicado em: 21 de agosto de 2025
No início da tarde desta quinta-feira, 21, o desembargador José Maria Teixeira do Rosário, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, inaugurou na Galeria dos Presidentes a foto do desembargador Leonam Gondim da Cruz Jr., que presidiu a Corte no biênio 2023-2024.
Magistrados, servidores, familiares e convidados participaram da cerimônia de Aposição da Fotografia e outorga do colar de Grão-Mestre, honraria concedida somente aos dirigentes do Tribunal.
Os dois desembargadores descerraram juntos a fotografia na Galeria de Presidentes, que fica no hall do Plenário Antônio Koury, na sede do Regional. “Este momento é muito gratificante para mim. Jamais pensei que minha imagem e fotografia um dia estivessem em um local com pessoas tão ilustres. Frequento aqui desde 1986, quando ainda era acadêmico de Direito, e via as fotografias dos ex-presidentes. Convivi com alguns, e não tenho outra palavra a não ser ‘abismado’ para descrever este momento”, declarou Leonam Cruz Jr., com seu jeito simples, visivelmente emocionado pela lembrança sempre viva de seu pai, que advogou e foi juiz da Corte Eleitoral do Pará.
A homenagem também incluiu a entrega de um livro com o resumo de notícias que foram destaque na imprensa sobre a gestão do desembargador, e a exibição de um vídeo com o balanço dos principais projetos realizados no biênio 2023-2024, muito elogiado pelo presidente do TRE do Pará, desembargador José Maria Teixeira do Rosário. “O desembargador Leonam Gondim fez uma gestão excelente, não apenas em termos de resultados, mas principalmente de relacionamento humano, algo que é fundamental em todas as atividades que exercemos. Ele deu um exemplo de boas relações, tanto que é admirado por todos, especialmente os que trabalharam diretamente com ele na administração”, acentuou.
As juízas eleitorais togadas Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira e Marinez Catarina Von Lohrmann Cruz Arraes, a juíza jurista Anete Marques Penna de Carvalho, a desembargadora Ezilda Pastana Mutran e os juízes Marcus Alan de Melo Gomes (togado) e Tiago Nasser Sefer (jurista), além do procurador regional eleitoral Alan Mansur, do Ministério Público Federal, prestigiaram o evento.
A equipe de secretários e gestores da gestão de Leonam Cruz Jr. entregou uma cesta de presente com várias lembranças. Em agradecimento, o ex-presidente ressaltou a competência e o compromisso de todos os magistrados, servidores e colaboradores. E expressou o enorme carinho que sente pela instituição declamando um poema. “Aqui é a minha família, aqui é um chão firme, que predomina o amor, brota alegria, sonhos e ação. Tudo é idealizado com perfeição. Sou um pedaço dele e ele é de mim. Meu coração sempre permanecerá aqui no nosso tribunal, na nossa casa chamada TRE”.
Fotos: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.









Comentários