0

Nesta sexta-feira (29), a partir das 10h, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará abre oficialmente a exposição “O Alvorecer da Justiça Eleitoral no Pará – 1932 a 1937” no Centro Cultural da Justiça Eleitoral. A mostra traz importante relato a respeito da ainda pouco conhecida primeira fase de existência da Justiça Eleitoral no Pará, criada em 1932, a partir do primeiro Código Eleitoral, no qual também ficou estabelecido o direito ao voto feminino – marco relevante na luta pela igualdade de gênero. Extinta durante o Estado Novo (1937-1945), foi reinstalada após a Era Vargas com o novo Código Eleitoral.

Além disso, a exposição celebra os 14 anos de existência do CCJE destacando o trabalho das servidoras e dos servidores que trabalham para a organização das eleições, motivo pelo qual ocorre dentro da programação da Semana da Servidora e do Servidor 2024.

A mostra tem recursos de acessibilidade, como a audiodescrição, para possibilitar a inclusão de pessoas com deficiência visual. Para a abertura, o desembargador Leonam Gondim da Cruz Jr., presidente do TRE do Pará, convidou alunos e professores da Unidade Educacional Especializada José Álvares de Azevedo, que há mais de sessenta anos atua em Belém como referência de ensino e aprendizado para as pessoas cegas ou com baixa visão.

O Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará tem como atribuições recuperar e comunicar a memória da Justiça Eleitoral paraense mediante ações museológicas, artísticas e socioeducativas, proporcionando aos cidadãos a compreensão do papel desta Justiça Especializada e reafirmando a sua importância para a consolidação das instituições democráticas no Brasil, acentua o desembargador Leonam Cruz Jr..

Operação Cobiça da PF atinge em cheio PMPA

Anterior

Lula sanciona lei que divulga dados de condenados por crimes sexuais

Próximo

Você pode gostar

Comentários