A Universidade Federal do Oeste do Pará realiza de 23 a 25 de outubro de 2024, na Unidade Tapajós, Campus Santarém, a sétima edição da Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas-Pará, evento híbrido, aberto ao público e à comunidade acadêmica, destinada a fortalecer a iniciação científica através da promoção de ações de ciência, tecnologia e inovação para estudantes e professores do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas.
Serão apresentados 98 projetos científicos produzidos por estudantes da educação básica, oriundos de nove municípios: Santarém, Alenquer, Monte Alegre, Prainha, Placas, Belterra, Itaituba e Oriximiná, todos do Pará, e Coari (AM), selecionados para a Feira e a exposição “Amazônia: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, atividade vinculada à 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), maior evento de popularização da ciência do país, promovido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento terá conferência, palestra interativa, oficinas, minicursos, roda de conversa, visita orientada a pontos turísticos de Santarém e exposição sobre o bioma amazônico. Gratuitas, as inscrições de alunos, professores e demais interessados serão até 24 de outubro, pelo site.
A intenção é estimular o desenvolvimento de projetos que foquem nas potencialidades da cultura paraense, no povo, nas memórias e nos problemas da região amazônica, em especial do Pará e dos municípios participantes. A iniciativa de extensão universitária também engloba a II FECITBA Júnior, com projetos de iniciação científica de estudantes do 1º ao 5º ano do fundamental. Outro destaque é a 13ª Mostra Científica do Clube de Ciências da Ufopa, com a apresentação dos projetos desenvolvidos em 2024 por estudantes de ensino fundamental dos anos finais e de ensino médio que participam do Clube.
A abertura da VII Fecitba-PA será nesta quarta-feira, 23, a partir das 16h, com a conferência “Ciência, tecnologia e saberes tradicionais para soluções efetivas nos desafios da Amazônia e o papel da escola e das feiras de ciências”, ministrada pela reitora da Ufopa, Aldenize Ruela Xavier. A cerimônia de encerramento, com a premiação dos melhores trabalhos apresentados, será na sexta-feira, 25, das 16h às 18h.
Comentários