No próximo domingo, dia 29 de setembro de 2024, o público paraense terá a oportunidade de assistir ao espetáculo musical “REBONGO – Violão Brasileiro”, apresentado pelo renomado violonista e compositor Salomão Habib, no Teatro Margarida Schivasappa, em Belém. O programa, imperdível, acontecerá às 19h e será uma celebração à diversidade da música instrumental brasileira, com ênfase nos ritmos carimbó, baião e samba.
Salomão Habib é conhecido pela sua maestria no violão e suas composições que exaltam a riqueza da música amazônida e universal. Ele trará ao palco uma coleção de obras inéditas, com destaque para seus Afro-Sambas, que são uma homenagem à forte influência africana na música popular brasileira e que exploram também as raízes linguísticas e culturais que misturam elementos dos idiomas Banto e Quimbundo. No espetáculo, o público poderá conferir diferentes vertentes de um mesmo ritmo. O samba, por exemplo, será interpretado em suas variadas formas, proporcionando uma imersão no caráter multifacetado desse gênero tão presente na cultura brasileira.
O concerto também contará com uma série de baiões compostos por Salomão em homenagem a grandes nomes da música. Entre os destaques estão o “Baião de Bach”, uma fusão inusitada do estilo barroco de Johann Sebastian Bach com a energia vibrante do baião nordestino; o “Baião do Tião”, em homenagem ao grande compositor e músico paraense Sebastião Tapajós; o “Baião do Nego”, uma saudação ao grande violonista Nego Nelson; e o “Baião do Villa”, dedicado ao maestro Heitor Villa-Lobos, uma das maiores referências da música erudita brasileira.
Salomão Habib não só brilha em sua carreira como músico, mas também é amplamente reconhecido por suas contribuições à educação e à cultura. Recentemente, ele foi condecorado com a Medalha do Mérito Educacional pela Assembleia Legislativa do Pará e recebeu a Medalha Barão de Guajará pela Academia de Letras do Pará, da qual se tornou membro em 2022. Com uma habibística carreira que se estende internacionalmente, Salomão já realizou turnês por diversos países, incluindo Alemanha, França, Bélgica, Suíça e Argentina. Seu talento tem grande reconhecimento internacional, sempre levando a música da Amazônia para além das fronteiras.
O espetáculo “REBONGO” contará ainda com duas participações especiais. O percussionista paraense Alcides Alexandre, mestre na pesquisa de ritmos amazônicos, traz sua experiência e sonoridade única para o palco. Além disso, o jovem violonista Luis Falcoski, outro talento da música paraense, também fará parte do concerto, enriquecendo ainda mais a apresentação com sua técnica e interpretação.
Os ingressos para “REBONGO” podem ser adquiridos online, e os interessados podem obter mais informações através do número (091) 98177-6590.
Comentários