O 10º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade (A3P) tem o objetivo de reconhecer iniciativas de órgãos e instituições públicas que se destacam na promoção de práticas sustentáveis. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente, o prêmio busca estimular e recompensar ações de responsabilidade socioambiental que alinhem a gestão pública à preservação ambiental. O Prêmio A3P, sigla que significa Agenda Ambiental na Administração Pública, é parte de um programa do Ministério do Meio Ambiente que incentiva a implementação de práticas sustentáveis em órgãos públicos. Ao longo dos anos, o A3P tem se tornado uma referência ao reconhecer instituições que adotam práticas inovadoras para o uso consciente de recursos e promoção da sustentabilidade.
O principal objetivo é incentivar e reconhecer instituições públicas que tenham iniciativas que contribuam para a sustentabilidade em áreas como o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, a gestão adequada dos resíduos gerados, a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho, a sensibilização e capacitação de servidores e contratações públicas e construções sustentáveis. Os critérios de julgamento da seleção dos projetos concorrentes foram os benefícios ambientais, sociais, sanitários e econômicos, inovação das práticas propostas, amplitude e impacto das iniciativas no combate às mudanças climáticas, e governança e integração do projeto no cotidiano da administração pública. A premiação acontecerá através de um júri popular. Todos os cidadãos poderão votar em suas iniciativas favoritas.
Entre os projetos inscritos e que buscam reconhecimento no Prêmio A3P, Abaetetuba, no Pará, destaca-se com três iniciativas notáveis:
1. O Complexo da Sustentabilidade, espaço que integra diversas práticas sustentáveis no cotidiano da administração pública local;
2. O Reservatório Ecológico, projeto voltado para a conservação hídrica, promovendo o uso sustentável dos recursos hídricos;
3. A Capacitação de Servidores, iniciativa que investe na formação de servidores públicos para que atuem de forma consciente e sustentável.
A prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho, declarou que “é com grande orgulho que celebramos a indicação de Abaetetuba ao 10º Prêmio A3P de Melhores Práticas de Sustentabilidade, com três projetos que são verdadeiros marcos em nossa trajetória de compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento de nossa cidade. O Complexo da Sustentabilidade, o Reservatório Ecológico e o Programa de Capacitação de Servidores são frutos de um trabalho conjunto entre a gestão pública e a comunidade, focado em garantir um futuro mais consciente e equilibrado para todos. Essas iniciativas reforçam nosso compromisso com a implementação de políticas que respeitem o meio ambiente e promovam uma gestão pública eficiente e responsável. A sustentabilidade é uma prioridade em nossa administração, e cada um desses projetos reflete nossa dedicação em integrar práticas inovadoras e sustentáveis no cotidiano de Abaetetuba.” Francineti também enfatiza que o apoio da população é fundamental para que essas ações recebam a visibilidade que merecem e para que Abaetetuba seja referência nacional em sustentabilidade.
Além dos projetos de Abaetetuba, o Pará concorre com três outros projetos: “Diga não ao uso de copo descartável e colabora para a sustentabilidade” e “Início do ano eu começo…”, ambos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA); e a “1ª Usina de energia fotovoltaica pública do Estado do Pará “, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Barcarena.
A premiação final acontecerá no fim do ano eserá uma oportunidade para que as iniciativas ganhem visibilidade em todo país, ajudando a difundir práticas sustentáveis entre os gestores públicos e a sociedade. Ao reconhecer práticas inovadoras e eficazes, o Prêmio A3P serve como uma ferramenta essencial para disseminar boas práticas no setor público, gerando uma cadeia de responsabilidade e incentivo à preservação ambiental. Além de premiar as melhores iniciativas, o programa também promove uma cultura de responsabilidade socioambiental.
O público pode participar votando aqui em sua iniciativa favorita até o dia 30 de setembro. Os projetos de Abaetetuba são a 32ª opção da página 2, a 10ª opção da página 3 e a 6ª opção da página 5.
Comentários