0

O livro “Arqueologias Históricas nos rios Tapajós, Trombetas e Amazonas” será lançado nesta sexta-feira, 27, às 17h, no Laboratório de Arqueologia Curt Nimuendaju, na Unidade Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará em Santarém. A publicação é resultado de um esforço coletivo. “Temos alunos quilombolas do curso de Arqueologia e outros professores do curso de Arqueologia e Antropologia; além disso temos egressos indígenas e não indígenas escrevendo no livro”, afirmou a professora doutora Camila Pereira Jácome, coautora do livro.

A obra foi organizada por Sarah de Barros Viana Hissa, Anne Rapp Py-Daniel e Camila Pereira Jácome. e traz novas questões e reflexões para as arqueologias históricas feitas em região amazônica, especialmente nos baixos rios Amazonas, Tapajós e no rio Trombetas.

São nove capítulos com diversas temáticas, abordagens e autorias, como a arqueologia em áreas quilombolas, as divisões periódicas clássicas, as coleções etnográficas, a oralidade, o patrimônio arquitetônico, o racismo e muitos outros temas que estão costurados às análises sobre a presença das pessoas na região amazônica.

O livro já está à venda no site da editora Appris (aqui).

Teatro e oficina de cerâmica no CCBA

Anterior

Cozinhando no Calor de Belém, antes da chuva

Próximo

Você pode gostar

Comentários