Nesta quarta-feira (25), a Amazônia Jazz Band apresenta no Theatro da Paz, em Belém, concerto inédito dedicado exclusivamente à música paraense. Sob a regência do maestro Elias Coutinho, “Nas Trilhas da Amazônia: Música Paraense” trará um repertório exclusivo de composições rearranjadas especialmente para a big band.
“É a primeira vez que a Amazônia Jazz Band apresenta um concerto inteiro de música paraense. Nosso objetivo é que a Big Band seja conhecida pelo som amazônico, pelo repertório que remete à nossa própria região”, explicou o maestro Elias Coutinho, ao contar que esse trabalho de valorização do repertório regional tem sido uma das principais diretrizes da AJB nos últimos anos.
A noite inicia com “Indauê Tupã”, de Paulo André e Ruy Barata, canção gravada em um dos primeiros discos de Fafá de Belém. Em seguida, “Ao Pôr do Sol”, de Firmo Cardoso e Dino Souza, que, conforme destaca Elias Coutinho, “é um verdadeiro hino que, mesmo após décadas de seu lançamento, continua sendo cantado por todas as gerações”.
Depois, a AJB toca “Flor do Grão Pará”, de Chico Sena, seguida por “Sinhá Pureza”, de Pinduca, e “No Meio do Pitiú”, de Dona Onete, ambas com arranjos de Kim Freitas. Na nova roupagem, a sonoridade jazzística se alia às melodias já conhecidas do público. “Não pretendemos fazer algo igual ao que já foi feito, mas sim apresentar ao público uma nova experiência sonora”, ressalta Coutinho.
O repertório também inclui “Bom Dia Belém”, de Adalcinda Camarão e Edyr Proença, que traduz uma homenagem à capital paraense, e “Esse Rio é Minha Rua”, de Paulo André e Ruy Barata, que descreve poeticamente a vida na Amazônia. Para o maestro, “essas músicas falam diretamente com o público, pois representam diferentes facetas do Pará, do cotidiano da capital à vida ribeirinha”.
Rafael Rocha, que tem se destacado no arranjo para big bands no Brasil, trabalhou em parceria com Daniel Serrão e Thiago de Albuquerque, músicos paraenses, e resultou em arranjos que integram elementos característicos da música regional ao formato jazzístico da Amazônia Jazz Band.
O concerto é uma realização do governo do Pará, via Secretaria de Estado de Cultura, Academia Paraense de Música e Theatro da Paz. A retirada dos ingressos pode ser feita na bilheteria do TP ou pelo site Ticket Fácil, a partir das 9h do dia do evento, ao custo simbólico de R$ 2 por pessoa.
Comentários