Publicado em: 7 de agosto de 2023
O Sindicato de Jornalistas no Estado do Pará participou dos Diálogos Amazônicos, na atividade organizada pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos na Escola Superior da Defensoria Pública do Pará.
O presidente do Sinjor-PA, Vito Gemaque, apresentou o Relatório de Violências Contra Jornalistas no Estado do Pará 2022 aos participantes da atividade autogestionada “A proteção das/os defensoras/es de Direitos Humanos, comunicadores/és e ambientalistas amazônicas/os: debates sobre necessidades específicas para a subsidiar a política pública”. A vice-presidente Rose Gomes também participou da atividade de maneira remota.
O relatório, elaborado este ano pelo Grupo de Trabalho de Enfrentamento a Violências Contra Jornalistas, mostrou que o ano de 2022 foi o mais violento na história para a categoria no Estado do Pará, com 21 agressões.
O documento e os casos ocorridos em 2023 serão encaminhados para o Conselho Nacional de Direitos Humanos, ligado ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, a fim de colaborar na elaboração de políticas públicas para comunicadores e para acompanhar as providências junto aos órgãos de segurança do Estado do Pará.
Comentários