A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém divulgou na tarde desta sexta-feira, 20, o laudo técnico acerca da mangueira que caiu na quinta-feira, 19, na avenida Alcindo Cacela, entre as avenidas Governador José Malcher e Magalhães Barata.
De acordo com o documento, a árvore era de grande porte e com idade antiga, que estava com a “copa vigorosa e bem enfolhada”, com o caule saudável, sem lesões ou deteriorações, “não estava comprometido internamente (não estava oco)” e tinha “sistema radicular com raízes ativas”.
Apesar da mangueira não apresentar anormalidades em sua estrutura, a Semma afirma que o vegetal sofreu “visível interferência no lado do calçamento, causada pela recente recuperação de uma tubulação”, após serviço executado pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Conforme o laudo, a interferência nas raízes, somada ao excesso de água no solo devido às fortes chuvas registradas nos últimos dias, contribuiu diretamente para a queda do vegetal.
Ao Semma sustenta que ao longo dos anos tem realizado trabalhos preventivos nas árvores da capital paraense, a fim de evitar novas quedas. Durante as atividades, as equipes do órgão realizam avaliação dos vegetais, com o intuito de verificar a situação. Quando há detecção de irregularidades, o órgão atua na supressão das árvores que apresentam riscos de queda.
Comentários