0

Na próxima segunda-feira, dia 19 de julho, o documentário Irmãs Extra, dirigido pela cantora, cineasta e pesquisadora da arte militante, feminista e anticolonialista (e colunista deste Portal) Gabriella Florenzano estreia no Curtas Vila do Conde. Selecionado para a amostra “Filmar Gente do Mar”, Irmãs Extra é um olhar sobre duas mestras da pesca – Maria do Carmo e Maria do Céu – da Póvoa de Varzim, cunhadas entre si e que através dos laços familiares e do trabalho imposto pelo casamento desenvolveram uma relação de cumplicidade, de sororidade. Tradicionalmente as esposas dos mestres – donos dos barcos de pesca – assumem a administração do armazém da pesca e são responsáveis por todo o processo comercial do peixe. Enquanto os homens dominam o mar – até hoje é quase impossível ver uma mulher que consiga vencer o impedimento de trabalhar nos barcos – em terra quem manda são as mulheres.

O Curtas Vila do Conde é um dos festivais mais importantes de Portugal, com grande projeção na Europa, já revelou grandes nomes do cinema contemporâneo e cruza o cinema com as artes visuais e a música. A partir desta edição de 2021, passou a integrar a Academy of Motion Picture, Arts, and Sciences. Os vencedores do Grande Prêmio da Competição Internacional e o Prêmio para melhor filme da Competição Nacional são eligíveis para consideração nas categorias de Melhor Curta-Metragem de Animação/Ficção (Live Action) do Oscar, dispensando assim a necessidade de serem apresentados em circuito comercial nos Estados Unidos.

Aos leitores que estiverem em Portugal e quiserem prestigiar o trabalho da artista parauara, Irmãs Extra será exibido na Sala Um do Teatro Municipal de Vila do Conde às 18:30h do dia 19 de julho de 2021.

Chuva inspira joias e acessórios

Anterior

Infância ceifada: 267 crianças assassinadas no Brasil em 2020. Maioria absoluta dos estupros é contra infantes

Próximo

Você pode gostar

Comentários