No Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, uma comissão representando os povos tradicionais de matrizes africanas do estado do Pará foi recebida na Assembleia Legislativa, durante a sessão ordinária desta terça-feira (21), pelo…

Através do Projeto de Lei complementar nº 7/2023, que cria a Fundação Rádio e Televisão Assembleia Legislativa do Pará (FRTPA), aprovado nesta terça-feira à unanimidade (inclusive pelos dois deputados de oposição, Toni Cunha e Rogério Barra), a Mesa Diretora da…

O empresário Fabio Sicilia, chef, sommelier, chocolatier e restaurateur, idealizador e CEO da Gaudens Chocolate, e sócio de sua irmã - a também chef de cuisine Ângela Sicilia - no restaurante Famiglia Sicilia, foi agraciado hoje com Votos de Aplauso…

O Teatro Popular Nazareno Tourinho (praça do Carmo, 48, Cidade Velha), abriu nesta segunda-feira, 20, a exposição “Fauna e Flora Brasileira”, com gravuras que retratam a biodiversidade brasileira, difundindo a preservação ambiental e o pioneirismo de Emílio Goeldi e Oswaldo…

Cineasta parauara no Curtas Vila do Conde

Na próxima segunda-feira, dia 19 de julho, o documentário Irmãs Extra, dirigido pela cantora, cineasta e pesquisadora da arte militante, feminista e anticolonialista (e colunista deste Portal) Gabriella Florenzano estreia no Curtas Vila do Conde. Selecionado para a amostra “Filmar Gente do Mar”, Irmãs Extra é um olhar sobre duas mestras da pesca – Maria do Carmo e Maria do Céu – da Póvoa de Varzim, cunhadas entre si e que através dos laços familiares e do trabalho imposto pelo casamento desenvolveram uma relação de cumplicidade, de sororidade. Tradicionalmente as esposas dos mestres – donos dos barcos de pesca – assumem a administração do armazém da pesca e são responsáveis por todo o processo comercial do peixe. Enquanto os homens dominam o mar – até hoje é quase impossível ver uma mulher que consiga vencer o impedimento de trabalhar nos barcos – em terra quem manda são as mulheres.

O Curtas Vila do Conde é um dos festivais mais importantes de Portugal, com grande projeção na Europa, já revelou grandes nomes do cinema contemporâneo e cruza o cinema com as artes visuais e a música. A partir desta edição de 2021, passou a integrar a Academy of Motion Picture, Arts, and Sciences. Os vencedores do Grande Prêmio da Competição Internacional e o Prêmio para melhor filme da Competição Nacional são eligíveis para consideração nas categorias de Melhor Curta-Metragem de Animação/Ficção (Live Action) do Oscar, dispensando assim a necessidade de serem apresentados em circuito comercial nos Estados Unidos.

Aos leitores que estiverem em Portugal e quiserem prestigiar o trabalho da artista parauara, Irmãs Extra será exibido na Sala Um do Teatro Municipal de Vila do Conde às 18:30h do dia 19 de julho de 2021.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *