Vanete Oliveira, 28 anos, mãe de cinco filhos, vive em Portel, município do arquipélago do Marajó(PA). Ela sofre há catorze anos dores atrozes além do desconforto, trauma e todo tipo de dor física e psicológica, por conta de um tumor…

As Diretorias de Combate à Corrupção e de Polícia do Interior da Polícia Civil do Pará prenderam hoje (28), no Distrito Federal, durante a Operação "Litania”, uma falsa empresária e sócios-proprietários que utilizavam empresa de fachada como instituição financeira para…

A Secretaria de Estado da Fazenda do Pará publicou extrato de dispensa de licitação para contratar a Prodepa, por R$800.427,88, a fim de desenvolver novo site da Transparência do Governo do Pará, com criação de nova arquitetura de informação, navegação…

Andar de motocicleta proporciona histórias, experiências e adrenalina. Motos oferecem facilidade de locomoção rápida e de conseguir estacionamento. Mas a liberdade é, sem dúvida, o motivo número 1 de todo motociclista. Sentir o vento, o clima, fazer parte da paisagem. Este é…

Cineasta parauara no Curtas Vila do Conde

Na próxima segunda-feira, dia 19 de julho, o documentário Irmãs Extra, dirigido pela cantora, cineasta e pesquisadora da arte militante, feminista e anticolonialista (e colunista deste Portal) Gabriella Florenzano estreia no Curtas Vila do Conde. Selecionado para a amostra “Filmar Gente do Mar”, Irmãs Extra é um olhar sobre duas mestras da pesca – Maria do Carmo e Maria do Céu – da Póvoa de Varzim, cunhadas entre si e que através dos laços familiares e do trabalho imposto pelo casamento desenvolveram uma relação de cumplicidade, de sororidade. Tradicionalmente as esposas dos mestres – donos dos barcos de pesca – assumem a administração do armazém da pesca e são responsáveis por todo o processo comercial do peixe. Enquanto os homens dominam o mar – até hoje é quase impossível ver uma mulher que consiga vencer o impedimento de trabalhar nos barcos – em terra quem manda são as mulheres.

O Curtas Vila do Conde é um dos festivais mais importantes de Portugal, com grande projeção na Europa, já revelou grandes nomes do cinema contemporâneo e cruza o cinema com as artes visuais e a música. A partir desta edição de 2021, passou a integrar a Academy of Motion Picture, Arts, and Sciences. Os vencedores do Grande Prêmio da Competição Internacional e o Prêmio para melhor filme da Competição Nacional são eligíveis para consideração nas categorias de Melhor Curta-Metragem de Animação/Ficção (Live Action) do Oscar, dispensando assim a necessidade de serem apresentados em circuito comercial nos Estados Unidos.

Aos leitores que estiverem em Portugal e quiserem prestigiar o trabalho da artista parauara, Irmãs Extra será exibido na Sala Um do Teatro Municipal de Vila do Conde às 18:30h do dia 19 de julho de 2021.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *