0
 
O MPF realiza audiência pública, hoje, a fim de verificar se estão sendo respeitados os direitos das comunidades  ribeirinhas em situação de isolamento nas Unidades de Conservação da Terra do Meio, localizada na bacia do rio Xingu, no sudoeste do Pará, entre os rios Xingu e Iriri. Será no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Altamira, das 14h às 18h.
Estão convidados o prefeito e todos os vereadores de Altamira, representantes das pastas da Educação e Saúde dos governos municipal, estadual e federal, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ibama, da UFPA e do consórcio Norte Energia.
 
Desde 2007, o atendimento à saúde e à educação nas comunidades da Terra do Meio é motivo de ação judicial e inquéritos por parte do MPF. No edital de convocação da audiência, a procuradora da República Thaís Santi Cardoso da Silva ressalta que a omissão estatal no acesso a essas políticas tem gerado o deslocamento compulsório dos ribeirinhos aos núcleos urbanos, o que provoca a expropriação forçada de seus territórios tradicionais e a exposição desses grupos a situação de vulnerabilidade extrema.
O edital também registra que a obra da UHE-Belo Monte acarretou mudança significativa na região, cujos impactos são sentidos não apenas nos núcleos urbanos. Leia a íntegra do edital
aqui.

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Audiência sobre Bechara Mattar Diamond na Alepa

Anterior

Alepa aprova projetos moralizadores

Próximo

Você pode gostar

Comentários