Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), a professora doutora Leila Márcia Elias participou recentemente do Congresso Internacional de Contabilidade da Universidade de São Paulo. Como parte da programação do Núcleo de Contabilidade e Meio Ambiente da USP, que…

Shäron Moalem, médico que ficou conhecido mundialmente por prever no começo da pandemia da Covid-19 que mais homens morreriam vítimas do vírus do que mulheres, diz que o sexo feminino é mais forte que o masculino quanto à sobrevivência, assim…

No período de 10 a 28 de agosto, o navio-hospital-escola Abaré começa nova expedição, oferecendo a 75 comunidades do rio Tapajós nos municípios de Santarém, Aveiro e Belterra serviços de atenção básica à saúde: consultas médicas, odontológicas e de enfermagem,…

O IV Distrito Naval da Marinha do Brasil ativou nesta quarta-feira (4), o Grupo de Embarcações de Operações Ribeirinhas do Norte uma nova Organização Militar em Belém (PA), com propósito de contribuir para a aplicação do Poder Naval na área…

18º Círio da Alepa

Fotos: Ozéas Souza
Servidores e parlamentares celebraram hoje o 18º Círio da Alepa com uma missa na Catedral da Sé. Em seguida, a berlinda seguiu em procissão pelas ruas do bairro da Cidade Velha, em Belém do Pará, acompanhada da banda da Polícia Militar. Moradores do bairro prestaram homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.
A imagem da santa parou em frente ao colégio Dom Mário, onde foi saudada com balões, música e aplausos pelas crianças e professores. Os estudantes da Escola Estadual Rui Barbosa acompanharam toda a procissão, que encerrou em frente ao Palácio Cabanagem, sede do Poder Legislativo.
O presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda, acompanhado pela esposa Daniela, recebeu a berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, conduzida pelos deputados Dirceu Ten Caten e João Chamon. A imagem peregrina foi recebida com honras de chefe de Estado, pelo pelotão dos cadetes da PM, e conduzida ao Plenário Newton Miranda para a sessão solene. 

O arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, destacou a importância do evento: “estamos concluindo todas essas peregrinações com a Assembleia Legislativa, que é a casa do povo, casa das leis, casa de sensibilidade para todas as situações do nosso Estado. E eu vim, aqui, para ser essa expressão do amor de Deus pelas pessoas que aqui atuam e também a expressão de que o pedido pela intercessão de Nossa Senhora e o Espírito Santo, que conduzam os trabalhos desta Casa”. 

O presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda, propôs que o Círio sirva para uma profunda reflexão de todas as famílias, realçou a fé que move os romeiros que chegam a pé, de barco, de bicicleta e até se arrastando, ao longo de muitos quilômetros, e rezou, pedindo bênçãos no sentido da  paz. 
Trinta pessoas foram agraciadas com a Comenda Nossa senhora de Nazaré, na sessão solene, por suas vidas dedicadas à fé e à solidariedade. O cantor popular Rubão, que é funcionário da Alepa, cantou lindamente uma Ave-Maria na chegada da imagem peregrina. A cantora lírica Gabriella Florenzano, acompanhada pela pianista Leandra Vital, cantou repertório de músicas sacras, entre elas a Ave-Maria de Schubert, Esurientes implevit bonis, do Magnificat, de Bach, e Panis Angelicus, da missa solene de Cesar Franck. A emoção tomou conta de todos e muitos não resistiram às lágrimas. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *