0
Publicado: 6 de abril de 2025  

A secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, em conjunto com o diretor do Theatro da Paz, Edyr Augusto Proença, e o presidente da Academia Paraense de Música, Humberto Azulay, lançou ontem (4), a XXIV edição do Festival de Ópera do Theatro da Paz, que abrirá a temporada no próximo dia 26 de abril.

Baseada no poema “Cobra Norato”, do gaúcho Raul Bopp, a montagem será apresentada nos dias 26, 27, 29 e 30 de abril, sempre às 20h. Em junho, será a vez do Concerto Lírico, com a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. Em novembro, o público assistirá à ópera “I-Juca Pirama”, baseada no poema do escritor maranhense Gonçalves Dias.

Publicado em 1931, Cobra Norato é considerada obra-prima do modernismo brasileiro. Conta a história de um caboclo da Amazônia que quer casar com a filha da rainha Luzia. A narrativa se desenrola ao longo dessa busca, repleta de lendas e simbologias da cultura amazônica.

“É uma estreia mundial, e a gente está em pleno processo de construção dessa ópera, cujos corpos artísticos são daqui, coro e orquestra, e estão nos ajudando a encontrar essa sonoridade amazônica que mistura, que faz esse bordado com o clássico. Está muito interessante. Soa lindamente porque há um empenho muito grande pela parte de todo mundo”, comenta o regente e diretor musical de Cobra Norato, Sílvio Viegas.

“A preparação para essa ópera é diferenciada porque é inédita. É um desafio para todo mundo que tem que aprender a sua parte do zero, sem referência de gravação de outras performances. Mas há a felicidade de descobrir aquele deleite da primeira vez. A felicidade também de trabalhar com artistas maravilhosos. Tudo está conspirando para nós termos uma grande performance, que vai ficar para a história. Daqui a 100 anos, os livros de história vão dizer que a ópera Cobra Norato foi estreada no Theatro da Paz, no Festival de Ópera de 2025. Nós estamos aqui construindo história”, salienta o maestro Miguel Campos Neto, regente da OSTP e diretor musical adjunto da montagem.

Carla Camurati assina a direção artística da ópera. A realização é da Gávea Filmes, com patrocínio da Vale, via Lei de Incentivo à Cultura. A Secult é correalizadora.

Serviço: “Cobra Norato – Terras do Sem Fim” é atração do XXIV Festival de Ópera do Theatro da Paz. Apresentação nos dias 26, 27, 29 e 30 de abril de 2025, às 20h. Ingressos disponíveis a partir deste sábado (5), na bilheteria do Theatro da Paz e pelo site e aplicativo Ticket Fácil.

Marés destruíram barracas na praia do Pesqueiro

Anterior

Como cientistas estão convertendo método científico em criatividade

Próximo

Você pode gostar

Comentários