0

A Biblioteca Pública Arthur Vianna, espaço da Fundação Cultural do Pará (FCP), vai promover a 9ª Semana do Quadrinho Nacional entre os dias 30 de janeiro e 04 de fevereiro. O projeto surgiu em 2015 e integra as comemorações pelo Dia do Quadrinho Nacional – 30 de Janeiro. Nesta edição, a programação contará com bate-papo, workshop, feira de Histórias em Quadrinhos, Beco dos Artistas e lançamentos de publicações recentes, com sessão de autógrafos e encontros com autores.

O objetivo do evento é dar destaque aos quadrinhos produzidos no Brasil, especialmente no Pará, e valorizar a HQ como linguagem e forma de expressão artística. A proposta é oferecer ao público informação e entretenimento, além de estimular a leitura e produção de histórias em quadrinhos.

Os workshops e as atividades educativas devem abordar diferentes etapas do processo de criação de uma HQ, como técnicas, temáticas, estratégias mais relevantes de mercado e produção, bem como o estímulo à criatividade e ludicidade.

Já a Feira de HQs e o Beco dos Artistas são espaços para comercialização e troca de publicações e trabalhos entre leitores, colecionadores e produtores. A intenção é exibir as produções que se destacam no cenário local e promover o contato entre produtores e público. A Feira é direcionada para venda de quadrinhos e artigos geek diversos, enquanto o Beco, que ocorrerá no dia 04 de fevereiro, é para autores comercializarem suas próprias produções.

A programação também homenageará o artista paraense Cleyson Oliveira, falecido este ano, que esteve presente em diferentes edições do projeto. O público também poderá conferir uma exposição de quadrinhos e ilustrações do artista, além de participar de um bate-papo com o Coletivo Capivara Astronauta, do qual Cleyson era integrante.

Em Belém, o Dia do Quadrinho Nacional foi comemorado pela primeira vez na Casa da Linguagem, outro espaço cultural gerenciado pela FCP, em 1992. Na época, a proposta foi feita pelo grupo local “Ponto de Fuga”, que também participou da organização do evento. Atualmente, a data é celebrada por quadrinistas e entusiastas do gênero, e se tornou um evento regular da Fundação Cultural do Pará.

Ao longo de oito anos, diversos temas foram abordados na Semana do Quadrinho Nacional, desde questões relacionadas à produção, linguagem e mercado, até pesquisas acadêmicas sobre quadrinhos e temas atuais, como a representatividade negra e feminina nas HQs.

A professora e ilustradora Mandy Barros participou das últimas quatro edições do projeto, e em 2022, além de ministrar workshop de editorial de quadrinhos, teve sua ilustração selecionada para a arte do cartaz de divulgação do evento. Na edição de 2023, ela ministrará o Workshop de Quadrinhos Amazônicos nos dias 01, 02 e 03 de fevereiro.

As inscrições para o Beco dos Artistas e a Feira de Quadrinhos podem ser realizadas gratuitamente até 27 de janeiro (sexta-feira). Basta preencher os formulários virtuais. A lista dos artistas e expositores selecionados será divulgada no dia 28 (sábado), nas redes sociais da FCP e da Biblioteca Arthur Vianna, ou informada pelo e-mail cadastrado. Para esclarecer dúvidas adicionais, estão disponíveis o telefone (91) 3202-4336 e o e-mail: programacaoculturalbpav@gmail.com.

Carta aberta da Direx destituída da Unimed

Anterior

Escrevendo à mão

Próximo

Você pode gostar

Comentários