A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

Foram empossados hoje na Assembleia Legislativa do Pará os 41 deputados estaduais eleitos para a 61ª Legislatura (2023-2027). Em seguida houve eleição para a Presidência e a Mesa Diretora, em chapa única, tendo sido reeleito praticamente à unanimidade – por…

O governador Helder Barbalho está soltando a conta-gotas os nomes dos escolhidos para compor o primeiro escalão de seu segundo governo. Nesta quarta-feira será a posse dos deputados estaduais e federais e dos senadores, e a eleição para a Mesa…

Pela primeira vez na história, está em curso  um movimento conjunto da Academia Paraense de Letras, Academia Paraense de Jornalismo, Instituto Histórico e Geográfico do Pará e Academia Paraense de Letras Jurídicas, exposto em ofício ao governador Helder Barbalho, propondo…

Workshop, Feira de HQ, Beco dos Artistas e lançamentos na FCP

A Biblioteca Pública Arthur Vianna, espaço da Fundação Cultural do Pará (FCP), vai promover a 9ª Semana do Quadrinho Nacional entre os dias 30 de janeiro e 04 de fevereiro. O projeto surgiu em 2015 e integra as comemorações pelo Dia do Quadrinho Nacional – 30 de Janeiro. Nesta edição, a programação contará com bate-papo, workshop, feira de Histórias em Quadrinhos, Beco dos Artistas e lançamentos de publicações recentes, com sessão de autógrafos e encontros com autores.

O objetivo do evento é dar destaque aos quadrinhos produzidos no Brasil, especialmente no Pará, e valorizar a HQ como linguagem e forma de expressão artística. A proposta é oferecer ao público informação e entretenimento, além de estimular a leitura e produção de histórias em quadrinhos.

Os workshops e as atividades educativas devem abordar diferentes etapas do processo de criação de uma HQ, como técnicas, temáticas, estratégias mais relevantes de mercado e produção, bem como o estímulo à criatividade e ludicidade.

Já a Feira de HQs e o Beco dos Artistas são espaços para comercialização e troca de publicações e trabalhos entre leitores, colecionadores e produtores. A intenção é exibir as produções que se destacam no cenário local e promover o contato entre produtores e público. A Feira é direcionada para venda de quadrinhos e artigos geek diversos, enquanto o Beco, que ocorrerá no dia 04 de fevereiro, é para autores comercializarem suas próprias produções.

A programação também homenageará o artista paraense Cleyson Oliveira, falecido este ano, que esteve presente em diferentes edições do projeto. O público também poderá conferir uma exposição de quadrinhos e ilustrações do artista, além de participar de um bate-papo com o Coletivo Capivara Astronauta, do qual Cleyson era integrante.

Em Belém, o Dia do Quadrinho Nacional foi comemorado pela primeira vez na Casa da Linguagem, outro espaço cultural gerenciado pela FCP, em 1992. Na época, a proposta foi feita pelo grupo local “Ponto de Fuga”, que também participou da organização do evento. Atualmente, a data é celebrada por quadrinistas e entusiastas do gênero, e se tornou um evento regular da Fundação Cultural do Pará.

Ao longo de oito anos, diversos temas foram abordados na Semana do Quadrinho Nacional, desde questões relacionadas à produção, linguagem e mercado, até pesquisas acadêmicas sobre quadrinhos e temas atuais, como a representatividade negra e feminina nas HQs.

A professora e ilustradora Mandy Barros participou das últimas quatro edições do projeto, e em 2022, além de ministrar workshop de editorial de quadrinhos, teve sua ilustração selecionada para a arte do cartaz de divulgação do evento. Na edição de 2023, ela ministrará o Workshop de Quadrinhos Amazônicos nos dias 01, 02 e 03 de fevereiro.

As inscrições para o Beco dos Artistas e a Feira de Quadrinhos podem ser realizadas gratuitamente até 27 de janeiro (sexta-feira). Basta preencher os formulários virtuais. A lista dos artistas e expositores selecionados será divulgada no dia 28 (sábado), nas redes sociais da FCP e da Biblioteca Arthur Vianna, ou informada pelo e-mail cadastrado. Para esclarecer dúvidas adicionais, estão disponíveis o telefone (91) 3202-4336 e o e-mail: programacaoculturalbpav@gmail.com.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *