Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), a professora doutora Leila Márcia Elias participou recentemente do Congresso Internacional de Contabilidade da Universidade de São Paulo. Como parte da programação do Núcleo de Contabilidade e Meio Ambiente da USP, que…

Shäron Moalem, médico que ficou conhecido mundialmente por prever no começo da pandemia da Covid-19 que mais homens morreriam vítimas do vírus do que mulheres, diz que o sexo feminino é mais forte que o masculino quanto à sobrevivência, assim…

No período de 10 a 28 de agosto, o navio-hospital-escola Abaré começa nova expedição, oferecendo a 75 comunidades do rio Tapajós nos municípios de Santarém, Aveiro e Belterra serviços de atenção básica à saúde: consultas médicas, odontológicas e de enfermagem,…

O IV Distrito Naval da Marinha do Brasil ativou nesta quarta-feira (4), o Grupo de Embarcações de Operações Ribeirinhas do Norte uma nova Organização Militar em Belém (PA), com propósito de contribuir para a aplicação do Poder Naval na área…

Wanderley Andrade e D. Onete na Alepa

Fotos: Ozéas Santos 
A Alepa outorgou a mais de vinte personalidades a Medalha Cidadão da Cultura “Mestre Verequete” e a Comenda do Teatro Paraense “Nazareno Tourinho”, em sessão solene que teve direito até a “palhinhas” do cantor e compositor Wanderley Andrade – o “ladrão de corações” -, e da cantora D. Onete – a diva do carimbó “chamegoso” -, ambos homenageados. O secretário de Cultura do Estado, Paulo Chaves Fernandes, que representou no ato o governador Simão Jatene, foi um dos agraciados. 

A Medalha “Mestre Verequete” foi proposta pelo deputado Fernando Coimbra (PSD) e oficializada pela Resolução nº 01/2013, e a Comenda “Nazareno Tourinho”, iniciativa do deputado Edmilson Rodrigues (PSOL), instituída pelo Decreto nº 16/2012. 

A sessão solene foi aberta pelo deputado Cássio Andrade (PSB), segundo vice-presidente da Alepa e que dividiu a direção dos trabalhos com o primeiro-secretário do Poder, deputado Eliel Faustino (SDD). O Ouvidor da Casa e presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Raimundo Santos(PEN), ajudou na outorga das comendas.

Wanderley Andrade disse na tribuna que estava fora de Belém, mas “iria até a pé” receber a medalha Mestre Verequete, e cantou um trecho de seu hit “Ladrão de Coração”, com a participação da plateia. Dona Onete não perdeu o rebolado e cantou a “Jamburana”. Os dois foram muito aplaudidos e tietados pelos fãs.

Receberam a Comenda do Teatro Paraense “Nazareno Tourinho”: Fernando Rassy, José Henrique da Silva Andrade, Inês Antônia Santos Ribeiro, Luiza de Jesus Vale de Abreu, Maria José dos Prazeres Caxiado, Paulo Roberto Santana Furtado,  Roberto Valério Batista Araújo, Sílvio Souza de Sá Souza, Saulo Alexandre Picanço Sisnando, Tiago Rodrigues de Pinho, Gilberto Chaves, Wladilene de Souza Lima e Joaquim Lima Gonçalves. 

Cidadão da Cultura “Mestre Verequete”: Antônio Bezerra dos Santos, Bernadete Freire da Costa, Maria Aparecida Luciano, Heraldo Damasceno Silva, Ionete da Silveira Gama (Dona Onete), Jorsonleide de Paiva Paes (Dona Zula), Luiz Arnaldo Campos, Rogério José Parreira, Márcio Montoril, Paulo Severino de Melo, Regemberg José Moraes de Carvalho e Wanderley Andrade. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *