0

A partir desta sexta-feira (16), com a cerimônia de geração de mídias, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará abre oficialmente a etapa de preparação das urnas que serão utilizadas no 1º turno das eleições 2022, em 02 de outubro. Entre os dias 17 e 24 de setembro são inseridos nelas os sistemas: operacional, de votação e de justificativa. São convidados a estar presentes neste momento jornalistas, partidos políticos e instituições como a OAB e o Ministério Público.

É por meio da chamada mídia de carga que todos os dados e aplicativos necessários são inseridos na urna eletrônica, incluindo a mídia de votação e a mídia de resultado de votação; o autoteste dos componentes da urna e por último a reinicialização do sistema para verificar se a configuração foi bem sucedida.

As urnas configuradas são então lacradas. Os lacres serão assinados pelo juiz eleitoral, bem como pelas autoridades e partidos presentes. Cada jogo ou cartela de lacres tem um número e em cada urna são utilizados os lacres de um mesmo jogo. Junto ao extrato de carga que será anexado à ata da audiência é colada a etiqueta de numeração do jogo de lacres.

Antes da lavratura da ata, os lacres não utilizados são acondicionados em envelope,  lacrado com a assinatura dos presentes, que fica sob a guarda da zona eleitoral para preparação de urnas supervenientes (como no caso de urnas sorteadas para a auditoria da votação eletrônica e que precisam ser substituídas).

Parte das urnas que atendem à Região Metropolitana de Belém passam pela preparação neste domingo (18), a partir das 8h, no depósito de urnas em Ananindeua, com a presença da presidente do TRE Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães, OAB-PA, Ministério Público e Forças de Segurança. Pela proximidade com a capital, as urnas eletrônicas já preparadas no depósito devem ser levadas para os locais de votação nas vésperas do pleito.

Aproveitem para assistir ao vídeo produzido pelo TSE sobre a importância de os eleitores e eleitoras estarem atentos à desinformação, evitando sua reprodução através das redes sociais.

Semana do Cinema com preço único de R$10

Anterior

MPPA apura relações entre empresas, Arcon e prefeituras

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários