A Prefeitura de Belém está convidando os moradores da Cidade Velha à Consulta Pública sobre a reforma e revitalização do prédio ao lado da Igreja da Sé, onde por muito tempo funcionou a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).…

As eleições de 2022 coincidem com o bicentenário da Independência e os 90 anos de conquista do direito do voto feminino, ocorrida em 24 de fevereiro de 1932. Durante todo o Império, as brasileiras não puderam votar e somente 43…

O Ecomuseu da Amazônia, da Fundação Escola Bosque (Funbosque) promoveu no domingo, 25, na Ilha de Cotijuba, o roteiro patrimonial, pelo encerramento da 16ª Primavera dos Museus. Os visitantes conheceram o pólo do Ecomuseu, a história de Cotijuba, que passa…

A prefeitura de Portel, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, lançou na sexta-feira passada (23) o projeto Marajó Sustentável, aliado ao Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Seringueira no Estado do Pará…

TRE inicia preparação de urnas para as eleições

A partir desta sexta-feira (16), com a cerimônia de geração de mídias, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará abre oficialmente a etapa de preparação das urnas que serão utilizadas no 1º turno das eleições 2022, em 02 de outubro. Entre os dias 17 e 24 de setembro são inseridos nelas os sistemas: operacional, de votação e de justificativa. São convidados a estar presentes neste momento jornalistas, partidos políticos e instituições como a OAB e o Ministério Público.

É por meio da chamada mídia de carga que todos os dados e aplicativos necessários são inseridos na urna eletrônica, incluindo a mídia de votação e a mídia de resultado de votação; o autoteste dos componentes da urna e por último a reinicialização do sistema para verificar se a configuração foi bem sucedida.

As urnas configuradas são então lacradas. Os lacres serão assinados pelo juiz eleitoral, bem como pelas autoridades e partidos presentes. Cada jogo ou cartela de lacres tem um número e em cada urna são utilizados os lacres de um mesmo jogo. Junto ao extrato de carga que será anexado à ata da audiência é colada a etiqueta de numeração do jogo de lacres.

Antes da lavratura da ata, os lacres não utilizados são acondicionados em envelope,  lacrado com a assinatura dos presentes, que fica sob a guarda da zona eleitoral para preparação de urnas supervenientes (como no caso de urnas sorteadas para a auditoria da votação eletrônica e que precisam ser substituídas).

Parte das urnas que atendem à Região Metropolitana de Belém passam pela preparação neste domingo (18), a partir das 8h, no depósito de urnas em Ananindeua, com a presença da presidente do TRE Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães, OAB-PA, Ministério Público e Forças de Segurança. Pela proximidade com a capital, as urnas eletrônicas já preparadas no depósito devem ser levadas para os locais de votação nas vésperas do pleito.

Aproveitem para assistir ao vídeo produzido pelo TSE sobre a importância de os eleitores e eleitoras estarem atentos à desinformação, evitando sua reprodução através das redes sociais.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *