O desembargador Leonam Gondim da Cruz Jr., presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, inaugura no próximo dia 17, em Santarém, uma usina solar (também chamada de usina fotovoltaica) no Fórum Desembargador Manoel Cacella Alves, que abrange as Zonas Eleitorais 20ª, 83ª e 104ª. Com isso o tribunal vai economizar cerca de R$ 1,8 milhão por ano na conta de energia elétrica.
Dispondo de potência instalada de 1,7 megawatts-pico (MWp), a usina terá capacidade para gerar cerca de 2.200 megawatts-hora (MWh) por ano, o que atenderá cerca de 60% do consumo de energia elétrica da Justiça Eleitoral no estado do Pará.
A usina ocupa um terreno de 14 mil metros quadrados, cedido pela Secretaria do Patrimônio da União pelo esforço da ex-presidente do TRE, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, e a implantação foi dividida em etapas. A primeira fase, já concluída, abrange terraplenagem, drenagem, construção de um muro de fechamento e instalação da estrutura metálica que sustenta as 2.600 placas fotovoltaicas.
A usina é denominada José Wilson Malheiros da Fonseca, em tributo à memória do magistrado, escritor e compositor filho do maestro Wilson Dias da Fonseca, o “Maestro Isoca”, um ícone da cultura santarena e paraense. A homenagem une inovação à valorização da cultura local, celebrando a contribuição de José Wilson à música, à literatura e à sociedade paraense. Recentemente, através de projeto de lei de iniciativa da deputada Maria do Carmo, aprovado à unanimidade pela Assembleia Legislativa, a obra de José Wilson Malheiros da Fonseca foi declarada patrimônio cultural imaterial do Pará.
O desembargador Leonam Cruz Jr., além da vasta cultura jurídica, é escritor de obras infantojuvenis e membro da Academia Paraense de Letras, da Academia Maçônica de Letras e membro honorário da Academia Paraense de Jornalismo, agraciado com a Medalha do Bicentenário da Imprensa no Pará, entre tantos outros galardões.
A usina deve entrar em operação plena até o final do primeiro semestre de 2025, já na gestão do desembargador José Maria Teixeira do Rosário, que toma posse ainda este mês.
Comentários