Governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, Helder Barbalho está com agenda intensa em Brasília, e em reunião com Lula nesta sexta-feira (27) apresentou documento proposto pelo CAL. Para o desenvolvimento regional do bioma amazônico,…

O Papa Francisco nomeou o atual bispo da prelazia de Marajó (PA), Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Roraima (RR), que estava sem titular há um ano, desde a transferência de Dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de…

Utilizar o futebol como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes de todo o Pará é o objetivo do projeto "Futebol Formando Cidadão", que será lançado neste domingo (29) no oeste paraense. A iniciativa é do Tapajós Futebol Clube,…

No próximo sábado, 28, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Esta semana, foram divulgados dados da Secretaria de Inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) referente a 2022, quando foram resgatados 2.575 trabalhadores em condições análogas…

Temporal com granizo em Oriximiná

Está chovendo granizo em Oriximiná. Um temporal com descargas elétricas e ventos fortíssimos derrubou árvores e até um poste de distribuição de energia elétrica. Residências foram destelhadas, principalmente no conjunto Tia Ana, de casas populares; e voaram tampas de caixas d’água. No sítio do meu irmão, Francisco Florenzano, que fica na nascente do lago Iripixi, a horta foi dizimada e a estufa quebrou com o granizo. Tomatinhos cereja foram vitimados. 
O escritor Ademar Amaral, obidense da gema e contador de infindáveis causos, comentou com exclusividade ao blog que a chuva de granizo não chega a ser novidade na região. Na década de 1950 ele foi testemunha do mesmo fenômeno em Óbidos – cidade vizinha a Oriximiná – e chamou para confirmar a história o advogado e escritor Célio Simões, também obidense, que na ocasião teve que se esconder nas imediações do quartel para escapar das pedrinhas. Foi comentário na cidade por muitas luas, contou Ademar.


Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *