A sesquicentenária samaumeira que perdeu seus galhos na madrugada desta segunda-feira (6) é memória afetiva de todos os paraenses e até de gente de fora do Pará e do Brasil que frequenta Belém durante o Círio de Nazaré. Localizada em…

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará oficializou o resultado da eleição suplementar em Viseu 39 minutos após o encerramento da votação. Foi eleito prefeito Cristiano Vale (nº 11 – PP – Voltando pra Cuidar da Gente) e vice-prefeito Mauro da…

Nem bem foi inaugurado, e ainda faltando a instalação dos bancos e finalização, o calçadão da Avenida Beira-Mar, em Salinópolis, sofreu diversas avarias. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras acionou a empresa responsável pela obra, que está executando ações…

A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

STF suspende nomeação de parentes de prefeito

Decisão do ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, hoje, vai causar rebuliço todo o Brasil. Em liminar, ele suspendeu portarias do prefeito de Touros (RN), Francisco de Assis Pinheiro de Andrade, nomeando a mulher dele secretária de Assistência Social, Cidadania e Habitação e o filho secretário de Saúde. A decisão foi tomada na Reclamação (RCL) 26424, ajuizada por um advogado residente na cidade. 

O ministro considerou que os atos violam o disposto na Súmula Vinculante 13, que veda o nepotismo. Os nomeados não têm qualificação técnica nem experiência nas áreas, tampouco histórico de atuação na administração pública. A defesa do prefeito argumentou que a regra que veda o nepotismo na administração pública faz exceção aos cargos políticos; no caso, os de secretários municipais.

Mas o relator explicou que o enunciado contempla três vedações distintas relativamente à nomeação para cargo em comissão, de confiança ou função gratificada em qualquer dos Poderes de todos os entes integrantes da Federação. “No mais, o teor do verbete não contém exceção quanto ao cargo de secretário municipal”, fulminou. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *