0

A OpenAI, uma das líderes em inteligência artificial, começa nesta quinta-feira, 5 de dezembro, um período de 12 dias de lançamentos, apelidado de “Shipmas”. O evento vai até 16 de dezembro e apresentará novos recursos, produtos e demonstrações, culminando em anúncios que devem moldar o futuro da IA generativa.

O termo “Shipmas” é um joguete com a palavra “Christmas” (“Natal”, em inglês) e foi escolhido pela OpenAI para celebrar sua intensa agenda de lançamentos diários em dezembro. Nas redes sociais, funcionários da empresa já vinham aumentando as expectativas com postagens enigmáticas. Entre elas, mensagens como “O que está na sua lista de Natal?” e “Acabei de montar a árvore de Shipmas” alimentaram a curiosidade sobre os anúncios.

Um dos anúncios mais esperados é o lançamento oficial do modelo Sora, que permitirá a criação de vídeos a partir de texto. Essa tecnologia, que promete ser um divisor de águas na produção audiovisual, já vinha sendo testada por centenas de artistas ao longo de 2024 por meio de um programa de pesquisa com acesso limitado.

Apesar das expectativas, Sora também enfrenta controvérsias, especialmente depois que artistas protestaram contra o uso de seus trabalhos para o treinamento do modelo sem consentimento ou compensação.

Segundo fontes internas, Sora será capaz de gerar vídeos de alta qualidade, abrindo possibilidades tanto para criadores de conteúdo quanto para indústrias como publicidade, cinema e design.

A Google já ofece um modelo de vídeo generativo, chamado Veo, para clientes empresariais por meio da plataforma Vertex AI, oferecendo às empresas ferramentas para automatizar e aprimorar seus processos de criação audiovisual.

Além do modelo Sora, a OpenAI planeja introduzir um novo modelo de raciocínio avançado, cuja funcionalidade permanece um mistério. Outro rumor aponta para a chegada de um recurso festivo no ChatGPT: um modo de voz com tema natalino, que pode substituir o botão padrão por um ícone de floco de neve.

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Teoria propõe outra origem para a água na Terra

Anterior

Mobilização social garante continuidade do Some

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários