0

O ministro dos Portos, Helder Barbalho, lança amanhã em Belém o Projeto de Revitalização do Porto da cidade. Às 10h, apresenta o plano aos vereadores, na Câmara Municipal. Às 15h, mostra ao prefeito Zenaldo Coutinho. E a partir das 18:30, na sede da Associação Comercial do Pará, ao empresariado. A intenção é promover a integração do Porto com a cidade, a exemplo do que já foi feito no Rio de Janeiro, em Boston (EUA) e em Barcelona (Espanha). 

O projeto deverá ser implantado em etapas. A primeira deve durar três meses e custar R$ 3 milhões, e já está a cargo das empresas Giovanini Lettieri Arquitetura e Geológica Consultoria Ambiental.
Em seguida, em um prazo de mais dois meses, serão realizadas consultas públicas. E, por fim, será divulgado o estudo básico (projeto conceitual), que vai dar origem ao Processo de Manifestação Pública de Interesse. Nessa modalidade de licitação as empresas privadas são convidadas a apresentar propostas de reurbanização do espaço portuário. A melhor será declarada vencedora, tendo como critério a
 vocação ambiental e cultural de Belém. 

O investimento total ainda não está definido. Mas o ministro adianta que a conta será dividida entre o poder público e a iniciativa privada.

Considerando a votação do impeachment neste domingo, tudo pode acontecer. Ou nada, como diria Caetano Veloso. De modo que parece ser recomendável cautela e bom senso e a espera pelas notícias de segunda-feira, o Dia D de Dilma. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Adolescentes em fuga

Anterior

Ajudem a salvar uma vida!

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *