0

Na última terça-feira, dia 11 de fevereiro, o Espaço Cultural Senador Ivandro Cunha Lima, no Senado Federal, aconteceu a abertura oficial da exposição itinerante “Sairé – Celebração, Louvor e Disputa dos Botos”, do fotógrafo parauara Alexandre Baena. A mostra, que ficará no Senado até o dia 21 de fevereiro, percorrerá as cinco regiões do Brasil, retratando a tradicional festividade do Sairé, realizada anualmente em setembro na vila de Alter do Chão, localizada no município de Santarém, no oeste do Pará.

A festividade do Sairé é uma expressão cultural que mistura elementos religiosos e profanos, atraindo milhares de turistas todos os anos. O evento destaca-se por sua rica diversidade cultural, incluindo danças, músicas, gastronomia e rituais religiosos, além da emblemática disputa dos botos Tucuxi e Cor de Rosa, e que são a essência da exposição de Alexandre.

Com curadoria do próprio fotógrafo, a exposição apresenta um recorte detalhado do Sairé, iniciando pela colocação dos mastros, passando pelo rito religioso e culminando na emocionante disputa dos botos. O olhar sensível de Alexandre documenta as particularidades dessa celebração centenária, dando visibilidade aos povos tradicionais da Amazônia Parauara e reforçando a identidade cultural da região.

“O Sairé é uma festividade que apresenta símbolos tradicionais e uma narrativa muito plural, que tento trazer para a exposição. Durante o festejo, um grupo seleto é responsável por um momento de conexão com o rito religioso, que transcende o que os olhos podem ver. Na parte profana, a disputa dos botos Tucuxi e Cor de Rosa se torna um dos momentos mais vibrantes, valorizando a história e a cultura da Amazônia Paraense”, destaca o artista.

A itinerância da exposição tem como objetivo expandir o alcance da cultura paraense pelo Brasil. A partir de Brasília, a mostra seguirá para o Paraná, Minas Gerais, Bahia, Amazonas e Pará, encerrando seu percurso em Santarém, durante a próxima edição do Sairé em setembro de 2025.

“Esse projeto nos permite divulgar a festividade e sua grandiosidade para além das fronteiras do Pará, aproximando o público de outras regiões dessa tradição tão rica”, explica Alexandre. A exposição conta com o patrocínio da Prefeitura de Santarém, do Governo do Estado do Pará por meio do Banpará, da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Turismo, além do apoio do deputado federal Henderson Pinto e da MAB Comunicação.

Alexandre Baena é publicitário, cineasta e documentarista, com ampla atuação no segmento cultural no Brasil e no exterior. Com 15 exposições itinerantes em seu portfólio, suas obras têm sido exibidas em museus, palácios, galerias e centros culturais de grande relevância. Em 2023, realizou a exposição “Esmolação – Imagens da Marujada de Bragança pelo Brasil”. No primeiro semestre de 2024, apresentou “Juruti – Festival das Tribos” em circuito nacional e, no segundo semestre do mesmo ano, “Caminhos para Belém – o Amor que Flui como Água”, retratando os devotos e promesseiros do Círio de Nazaré.

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Cool Memories n° 9: Crise na Confraria do Pato Macho

Anterior

Emoção e festa na Alepa pela luta vitoriosa dos povos originários

Próximo

Você pode gostar

Comentários