Publicado em: 12 de fevereiro de 2017

O projeto Roteiros Geo-Turísticos, do grupo de pesquisa em Geografia do Turismo da Faculdade de Geografia e Cartografia da UFPA, faz uma homenagem aos 113 anos da praça Batista Campos. O percurso neste domingo se chama “O Bairro de Batista Campos e suas transformações socioespaciais”. O ponto de partida é o Horto Municipal, às 8h30, passando pela feira de Batista Campos, Cemitério da Soledade, Praça Batista Campos, travessa Padre Eutíquio, Praça Ferro de Engomar e Praça e Igreja da Trindade. Os interessados podem se inscrever gratuitamente via formulário online ou pelo e-mail roteirosgeoturisticos@gmail.com, até amanhã cedo.
Em razão de o passeio ser todo a pé, é recomendado que os participantes usem tênis, roupas leves e boné. Também é aconselhável levar protetor solar e guarda-chuva ou capa.
O Roteiros Geo-Turísticos funciona desde 2011, e apresenta aspectos históricos e geográficos de Belém, de modo a divulgar o patrimônio cultural, material e imaterial da cidade. Já estão formatados roteiros pelos bairros da Cidade Velha, Campina e Reduto, além dos roteiros da Belle Époque, Pela Estrada de Nazaré, “O Arquiteto Antonio Landi e a Belém do século XVIII” e Ver-o-Peso ao Porto de Belém.
As ações do projeto – do qual participam estudantes de ensino médio e graduação e professores de diversas áreas do conhecimento, como Geografia, História, Museologia, Turismo e Arquitetura – são executadas também no município de Cametá e na Vila de Icoaraci. E já foram realizadas atividades em Altamira, Marabá, Vigia e Ponta de Pedras, em anos anteriores à implantação do projeto.
A foto da Praça Batista Campos é de Cláudio Santos.
Comentários