O GGEOTUR – Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia/IFCH da UFPA realizou neste sábado mais um passeio do projeto de extensão Roteiro Geoturístico. Desta vez, foi no bairro de Batista Campos, revelando sua história e transformações socioespaciais.
A saída foi nos Jardins do Horto Municipal, às 8h30, e o percurso incluiu a Feira de Batista Campos, o Cemitério da Soledade, a Praça Batista Campos, a rua Padre Eutíquio, a Grande Loja da Maçonaria, a Praça Ferro de Engomar e seu entorno, a Praça e Igreja da Trindade e seu entorno.
O próximo roteiro será em novembro, na Cidade Velha. A professora doutora Goretti Tavares, coordenadora do projeto, recomenda aos participantes que usem tênis, boné, protetor solar e roupas leves. O roteiro é a pé pelas ruas, o grupo não entra nos prédios e o trajeto encerra por volta do meio dia. O passeio é realizado mesmo com chuva, por isso é bom levar guarda-chuva e capa de chuva. Importante: o evento é totalmente gratuito e para todas as idades.
Integram o projeto a geógrafa Magaly Caldas, doutoranda em Geografia (PPGEO-UFPA), Ana Paula Neves, geógrafa e mestranda/MPEG/PA, Jonathan Rodrigues, turismólogo e mestrando/UNIVALI/SC, Ivina Larissa Andrade e Silva, turismóloga e mestranda PPGPATRI/UFPA, geógrafo Luan Monteiro e os bolsistas PIBIC – Programa de Iniciação Científica da Graduação em Geografia/UFPA Kassius Souza Oliveira, Johnny Ruan Santiago dos Santos e Luiz Diego Lima dos Reis, além dos discentes Caíque Gabriel dos Santos Araújo (História/UFPA) e Henrique Gomes (Geografia/IFPA), e o colaborador Olivar Jr.. Colaboram na produção cartográfica Fernando Alves, Paollo Schmuellermann e Evesney Reis.
Também colaboram com o projeto os professores doutores da UFPA Saint-Clair Trindade Jr. (NAEA-Geografia), Márcio Douglas Amaral (Geografia), Aldrin Figueiredo (História), Agenor Sarraf (Museologia), Hugo Rogério Serra (Geografia), Álvaro Negrão do Espirito Santo (Turismo) e Elna Trindade (Arquitetura).
A intenção é implementar ações voltadas para práticas de turismo histórico, cultural e patrimonial que propiciem resgatar a memória sócio-espacial da cidade Belém, promovendo caminhadas a pé gratuitas no Centro Histórico de Belém, em que são abordados o patrimônio material e imaterial, cultura e ambiental da cidade de Belém, através da apresentação da geografia, da produção do espaço, da história e da arquitetura da cidade.
O projeto Roteiros Geoturísticos foi um dos vencedores do prêmio nacional do IPHAN, 29º Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria projetos de iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do patrimônio cultural, envolvendo todos os campos da preservação e oriundas do setor público, do setor privado e das comunidades.
Atualmente onze roteiros temáticos estão formatados e oferecidos à sociedade:
- Roteiro pelo Bairro da Cidade Velha (desde 12 jan de 2011);
- Roteiro do Ver-o-Peso ao Porto de Belém (desde outubro de 2011);
- Roteiro da Belle Époque (desde abril de 2012);
- Roteiro Pelo interior do bairro da Campina (desde novembro de 2012);
- Roteiro pelo Bairro do Reduto (desde 28 de agosto de 2013);
- Roteiro Pela Estrada de Nazaré (desde setembro de 2014);
- Roteiro : O Arquiteto Antônio Landi e a Belém do século XVIII (desde outubro de 2015);
- Roteiro: O Bairro de Batista Campos e suas transformações espaciais (desde 01 outubro de 2016);
- Roteiro: O Bairro de Umarizal e suas transformações espaciais (desde dezembro de 2017)
- Roteiro: A vila de Mosqueiro (desde dezembro de 2018)
- Roteiro Pela Estrada de São José (desde 14 de setembro de 2019).
O projeto também é executado fora do centro de Belém, em experiências coordenadas por professores colaboradores. É o caso de Cametá, coordenado pelo prof. José Carlos Cordovil, de Geografia UFPA e na vila de Icoaraci e Ilha de Outeiro, coordenados pelos professores da Escola Municipal Bosque Eidorfe Moreira, Agnaldo Rabelo e Ricardo Torres. As duas experiências com a participação de alunos do ensino médio e da graduação. Já houve em anos anteriores nas cidades de: Altamira, Ananindeua, Itupiranga, Marabá, Vigia e Ponta de Pedras.
Fotos de Marcos André Costa.
Comentários