Organizada pela Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Belém, em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOIJ), a VII Semana da Criança e do Adolescente do Ministério Público do Estado do Pará começa na segunda-feira, 18, e vai até a quarta-feira dia 20, com o tema “Os reflexos da pandemia na população infantojuvenil”,escolhido pela própria sociedade.
Com o aumento do desemprego e, consequentemente, da fome e da violência doméstica e nas ruas, crianças e adolescentes têm manifestado alterações como fome descontrolada ou falta de apetite, diminuição do interesse em atividades rotineiras e insônia ou excesso de sono, sintomas de depressão e ansiedade, além de casos mais graves como automutilação e suicídio.
Através do canal do YouTube do MPPA serão transmitidas as palestras e rodas de conversa, além dos debates sobre estratégias a serem desenvolvidas com crianças e adolescentes considerando a educação, o desenvolvimento cognitivo, a assistência social, esporte e lazer em tempos de pandemia.
A promotora de justiça coordenadora do CAOIJ, Mônica Freire Rei Moreira, espera que assim o MPPA possa contribuir com o debate sobre os desafios do que se tem chamado de “novo normal” e refletir a respeito dos efeitos da pandemia na população infantojuvenil. As inscrições seguem abertas até este domingo, 17, no site do CEAF, e são individualizadas por dia de evento. Confira a programação completa aqui.
Comentários