0

O atendimento gratuito de inserção do Dispositivo Intrauterino já está disponível na Unidade Básica de Saúde da Marambaia e no Hospital Geral de Mosqueiro para as usuárias do SUS. O DIU, de cobre, pode ser retirado a qualquer momento, e não causa infertilidade. Pequeno e flexível, deve ser inserido pelo médico no interior da cavidade uterina, e é um método anticoncepcional de longo prazo, que impede o encontro do óvulo com o espermatozoide por meio de alterações bioquímicas e morfológicas no endométrio e muco cervical. Deve haver o retorno para avaliação via ultrassonografia, medicamentos para cólica e acompanhamento.

O DIU de cobre pode ser utilizado desde a adolescência até a menopausa, e inclusive por quem está amamentando; não interfere na produção, quantidade e qualidade do leite materno. Da mesma forma, uma mulher, mesmo que seja adolescente e nunca tenha engravidado, e, ainda, aquela que passou por cirurgia cesariana, pode usar o dispositivo, que também pode ser inserido em qualquer época do ciclo menstrual, e tem durabilidade de dez anos. Não tem hormônio, sua ação é local e o período de adaptação é de seis meses.

O processo para conseguir o DIU é simples: entrar em contato com o posto de saúde do bairro, realizar o planejamento familiar reprodutivo e fazer os exames necessários. O setor de enfermagem entra em contato com a UBS Marambaia para marcar o melhor dia e hora para a implantação do DIU, que está sendo por demanda espontânea, ou seja, sem agendamento de longa data. Quarenta dias depois da inserção, é necessário o exame de ultrassonografia para verificar se está tudo correndo bem. E a usuária recebe uma carteira de acompanhamento.

A Prefeitura de Belém, através da Sesma, anuncia que até o final deste ano mais cinco unidades municipais de saúde estarão equipadas como referências no serviço gratuito de inserção do DIU.

Continua o impasse do aterro sanitário em Marituba

Anterior

Incêndio em barco do Marajó

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *