A sesquicentenária samaumeira que perdeu seus galhos na madrugada desta segunda-feira (6) é memória afetiva de todos os paraenses e até de gente de fora do Pará e do Brasil que frequenta Belém durante o Círio de Nazaré. Localizada em…

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará oficializou o resultado da eleição suplementar em Viseu 39 minutos após o encerramento da votação. Foi eleito prefeito Cristiano Vale (nº 11 – PP – Voltando pra Cuidar da Gente) e vice-prefeito Mauro da…

Nem bem foi inaugurado, e ainda faltando a instalação dos bancos e finalização, o calçadão da Avenida Beira-Mar, em Salinópolis, sofreu diversas avarias. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras acionou a empresa responsável pela obra, que está executando ações…

A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

Posse da fazenda Maguary

Mudas de ipê amarelo cultivadas no local. Foto Erika Mohry

Na comunidade Maguary, em Benevides (PA), mais de 80 famílias que ocupam 660 hectares há quatro anos e lá implantaram um projeto sócio-ambiental estão se retirando da área, por força de reintegração de posse. A Vara Agrária de Castanhal já havia dado uma sentença favorável, anteriormente, derrubada pela desembargadora Helena Dorneles. É possível que, em 90 dias, o Judiciário dê a sentença sobre a destinação da fazenda.
Os agricultores cultivam diversas espécies de árvores frutíferas, plantas medicinais e madeiras de lei. Todas servem para o reflorestamento de áreas nativas, desmatadas antes da chegada dos trabalhadores; para alimentação de crianças em creches e escolas da rede municipal de ensino; e para os usuários dos serviços prestados pela igreja na cidade.
A intenção dos idealizadores do projeto é a criação de um parque ambiental. Por determinação do juiz agrário, está sendo feito o inventário de todas as benfeitorias e a produção da comunidade. Uma das autoras do processo contra as famílias foi designada fiel depositária. As famílias vão aguardar pacificamente a inspeção judicial.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *