Publicado em: 10 de abril de 2025
Os arraiais da Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus no Estado do Pará estão uma verdadeira Babilônia. Ontem, 9, em reunião da diretoria, o Pastor Riter Marques apresentou carta de renúncia da função de presidente da entidade. Em obediência aos Estatutos da Comieadepa, o Pr. Océlio Nauar de Araújo, vice-presidente, assumiu o cobiçado cargo. Quem comunicou a decisão aos fiéis foi o 1° secretário, pastor Wilson Pinheiro Brandão.
No serpentário político em polvorosa, há quem aposte que, com essa decisão, dois mandatos parlamentares estariam com os dias contados, sem chance de reeleição no ano que vem: o do deputado estadual Josué Paiva e o do federal Olival Marques, este irmão do pastor Riter, ambos filhos do pastor Gilberto Marques, que se manteve por décadas à frente da Comieadepa e inclusive como liderança nacional, enquanto viveu.
Ontem em Ananindeua a turma do prefeito Dr. Daniel Santos estava em festa. O clã dos Nauar também é aliado do governador Helder Barbalho, há vários imóveis alugados pelo Estado, além do Hospital Galileu, e as doações são generosas. Contudo, politicamente o prefeito de Ananindeua e – mais do que adversário, inimigo declarado – terá mais espaço na igreja. Sob o comando dos Marques, o curral eleitoral era fechado, mas agora haverá uma fragmentação política e jurídica da instituição.
Daniel Santos tem no seu rol de amigos o pastor Jaime, de Ananindeua, porém ele não tem força. As duas famílias mais fortes são os Nauar – de Tucuruí, onde são donos da faculdade Gamaliel – e os Gomes – irmãos Ari e Washington -, um em Santarém e o outro em Icoaraci.
Em outubro haverá eleição para toda a diretoria da Comieadepa. A sorte já está lançada e do pescoço para baixo tudo é canela nos bastidores dessa guerra nada santa. Muito poder e dinheiro em jogo.
Comentários