0


Pesquisa de intenção de voto feita pela Doxa nos dias 12 e 13 de maio aponta o ex-prefeito Roberto Pina, da Coligação “Igarapé-Miri no Rumo Certo” (PT, PV, PCdoB e PROS) como o favorito neste domingo, 17, no município de Igarapé-Miri, na região Guajarina, quando a população volta às urnas na eleição suplementar para eleger prefeito e vice. Quatro candidatos estão na disputa. 

Pina aparece em primeiro lugar na pesquisa espontânea, com 35,5% da intenção de votos, seguido por Joca Pantoja, da Coligação “Resgatar Igarapé-Miri é nosso Compromisso” (PPS, PDT, PCS, PEN e PTdoB), com 24,3%. Em terceiro, está Ronélio Antônio Rodrigues Quaresma, o Peso Pesado, da Coligação “Unidos para reconstruir” (PMDB, PR e PSB), com 19,3%. A fona é Darlene Pantoja, da Coligação “Todos por Igarapé Miri” (PSDB, PSD e PTB), com 4,5%. 

Na pesquisa estimulada, Roberto Pina sobe para 38%. Em segundo lugar vem o candidato Joca Pantoja, com 25,3%, seguido por Ronélio Antônio, com 21%, e Darlene Pantoja permanece no fim da fila com 5,5%. Há, ainda, 7,3% que não sabem ou não responderam à pesquisa e 3% de brancos e nulos. 

Para Dornélio Silva, diretor de pesquisa e marketing da Doxa, em se tratando de expectativa de vitória, o que é medido através da pergunta “quem você acha que vai ganhar essa eleição?”, 36,3% dos eleitores mirienses acreditam que Roberto Pina será eleito. Para 25,5% o escolhido será Joca Pantoja, para 22,8% será Ronélio Antonio (o Peso Pesado) e apenas 3,8% acreditam que Darlene Pantoja será a ungida.
Foram entrevistados 400 eleitores, nas zonas urbana e rural. A margem de erro é de 3% e o intervalo de segurança é 95%. 

A pesquisa está registrada no TRE-PA sob o número 00350/2012 e estratificou a amostra em quotas de sexo, idade e áreas geográficas.
A nova eleição em Igarapé-Miri é em função da cassação do mandato do prefeito Ailson Santa Maria do Amaral (o Pé de Boto) e do vice Edir Correa pelo Tribunal Regional Eleitoral, por abuso de poder econômico cometido em 2012, quando foi eleito para o cargo. “Pé de Boto” responde ainda a processo criminal por suspeita de envolvimento em grupo de extermínio responsável pela morte de pelo menos 13 pessoas nos últimos dois anos. Foi empossado, temporariamente, como prefeito o presidente da Câmara Municipal, ninguém menos que o vereador Ronélio Antonio.

Nas eleições do ano passado as pesquisas fizeram feio. Como todos se lembram, era um verdadeiro samba do crioulo doido. Vamos ver se o Instituto Doxa acerta a previsão. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Eduardo Cunha no zoo do Goeldi

Anterior

Prefeito de Novo Repartimento acusado

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *