A Secretaria de Estado da Fazenda do Pará publicou extrato de dispensa de licitação para contratar a Prodepa, por R$800.427,88, a fim de desenvolver novo site da Transparência do Governo do Pará, com criação de nova arquitetura de informação, navegação…

Andar de motocicleta proporciona histórias, experiências e adrenalina. Motos oferecem facilidade de locomoção rápida e de conseguir estacionamento. Mas a liberdade é, sem dúvida, o motivo número 1 de todo motociclista. Sentir o vento, o clima, fazer parte da paisagem. Este é…

Os fatos que ensejaram a prisão preventiva do SGT Gildson dos Santos Soares e o afastamento da Coronel QOPM/PA Andréa Keyla Leal Rocha do Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Pará descortinaram uma situação gravíssima e surreal dentro…

Barcos regionais a motor, veleiros, vigilengas, rabetas, bajaras, canoas ubás, igarités, catraias, botes fazem parte da memória afetiva, produtiva e econômica parauara, navegando pelo oceano Atlântico, baías, rios que mais parecem mares, lagos, igarapés, furos, estreitos, igapós e campos alagados…

Pesquisa da Doxa para Igarapé-Miri


Pesquisa de intenção de voto feita pela Doxa nos dias 12 e 13 de maio aponta o ex-prefeito Roberto Pina, da Coligação “Igarapé-Miri no Rumo Certo” (PT, PV, PCdoB e PROS) como o favorito neste domingo, 17, no município de Igarapé-Miri, na região Guajarina, quando a população volta às urnas na eleição suplementar para eleger prefeito e vice. Quatro candidatos estão na disputa. 

Pina aparece em primeiro lugar na pesquisa espontânea, com 35,5% da intenção de votos, seguido por Joca Pantoja, da Coligação “Resgatar Igarapé-Miri é nosso Compromisso” (PPS, PDT, PCS, PEN e PTdoB), com 24,3%. Em terceiro, está Ronélio Antônio Rodrigues Quaresma, o Peso Pesado, da Coligação “Unidos para reconstruir” (PMDB, PR e PSB), com 19,3%. A fona é Darlene Pantoja, da Coligação “Todos por Igarapé Miri” (PSDB, PSD e PTB), com 4,5%. 

Na pesquisa estimulada, Roberto Pina sobe para 38%. Em segundo lugar vem o candidato Joca Pantoja, com 25,3%, seguido por Ronélio Antônio, com 21%, e Darlene Pantoja permanece no fim da fila com 5,5%. Há, ainda, 7,3% que não sabem ou não responderam à pesquisa e 3% de brancos e nulos. 

Para Dornélio Silva, diretor de pesquisa e marketing da Doxa, em se tratando de expectativa de vitória, o que é medido através da pergunta “quem você acha que vai ganhar essa eleição?”, 36,3% dos eleitores mirienses acreditam que Roberto Pina será eleito. Para 25,5% o escolhido será Joca Pantoja, para 22,8% será Ronélio Antonio (o Peso Pesado) e apenas 3,8% acreditam que Darlene Pantoja será a ungida.
Foram entrevistados 400 eleitores, nas zonas urbana e rural. A margem de erro é de 3% e o intervalo de segurança é 95%. 

A pesquisa está registrada no TRE-PA sob o número 00350/2012 e estratificou a amostra em quotas de sexo, idade e áreas geográficas.
A nova eleição em Igarapé-Miri é em função da cassação do mandato do prefeito Ailson Santa Maria do Amaral (o Pé de Boto) e do vice Edir Correa pelo Tribunal Regional Eleitoral, por abuso de poder econômico cometido em 2012, quando foi eleito para o cargo. “Pé de Boto” responde ainda a processo criminal por suspeita de envolvimento em grupo de extermínio responsável pela morte de pelo menos 13 pessoas nos últimos dois anos. Foi empossado, temporariamente, como prefeito o presidente da Câmara Municipal, ninguém menos que o vereador Ronélio Antonio.

Nas eleições do ano passado as pesquisas fizeram feio. Como todos se lembram, era um verdadeiro samba do crioulo doido. Vamos ver se o Instituto Doxa acerta a previsão. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *